Desporto

Selecção Nacional perde com Argentina

Silva Cacuti

Jornalista

A entrada do argentino Danilo Rampulha, na segunda parte, alterou a tendência de equilíbrio do jogo entre as selecções de Angola e da Argentina, válido para o grupo preliminar-A da Taça das Nações de Montreux em hóquei em patins e deu aos campeões mundiais a primeira vitória por 7-4, quando ao intervalo empatavam a 3 golos. A Selecção Nacional marcou primeiro e chegou a liderar o marcador por duas vezes.

28/03/2024  Última atualização 11H25
Equipa de Jó defronta hoje os italianos no segundo jogo da prova que decorre em Montreux © Fotografia por: AGOSTINHO NARCISO | ediçoes novembro

Rampulha, lançado ao jogo por Negro Paez na segunda parte, mostrou-se rápido demais e ideal para a fase de distracção defensiva que o conjunto angolano, orientado por Alberto Domingos "Jó”, vivia. Em menos de cinco minutos, com as suas assistências e dois golos, fez crescer os números  dos sul-americanos para 7, dos 9 aos 13 minutos.

Foi uma eficácia fatal para a baliza angolana. Rampulha apontou dois golos e Facundo Bridge outros tantos, enquanto o guarda-redes Conti era um espectador dentro da quadra.

Sem Neri, que tinha sido uma das melhores unidades, o conjunto africano estava remetido à defensiva e quase não rematou à baliza, no segundo tempo, contrariamente à postura patenteada no primeiro turno.  

A Selecção Nacional entrou com um jogo muito compacto em que era visível a solidariedade entre os quatro jogadores de campo e esqueceu-se do estatuto da adversária. Jogou oportunidades divididas.

Ao primeiro minuto, Ordones rematou contra o ferro da baliza angolana, defendida por Francisco Veludo.

Na resposta, ao minuto três, Neri recebe um passe à saída do meio campo, levou o esférico ligeiramente para o lado direito e, quando ninguém esperava, desferiu um remate indefensável para o guarda-redes Conti. Estava desfeita a igualdade inicial. Neri acabou lesionado e teve de sair.

Os argentinos reagiram e aceleraram o jogo. Três minutos depois, Ordones foi certeiro e empatou o jogo. Lucas Martines, jogador que actuou pelo Petro de Luanda, fez o segundo para os argentinos.

Angola reagiu também e, através de Rafael Lourenço, fez dois golos aos 17 e 19 minutos. Gonzalo Romero, da Argentina, apontou o último golo da primeira parte. As equipas foram ao intervalo com o placard empatado a 3 golos. Neri não voltou ao jogo na primeira parte.

Hoje, a Selecção Nacional defronta a Itália na segunda jornada do grupo-A, que homenageia o antigo presidente do Comité Olímpico Internacional Juan António Samaranch. Amanhã, a equipa angolana fecha a primeira fase a defrontar o OC de Montreux, anfitrião do evento.

Na série-B, que homenageia o português António Livramento, jogam as selecções de Portugal, França, Espanha e Suíça.

A Taça das Nações, também conhecida como Torneio da Páscoa, é o segundo evento mais importante da patinagem mundial e disputa-se, regra geral, em anos de campeonatos mundiais. A 46ª edição da maior prova de hóquei em patins é disputada no ano corrente em Novara, Itália, inserido nos Jogos Mundiais da Patinagem, de 8 a 22 de Setembro.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto