Desporto

Selecção Nacional viaja para cidade de Hammamet

Melo Clemente

A Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol segue viagem hoje para a cidade de Hammamet, Tunísia, às 18h00, via Dubai, para disputar à primeira janela de apuramento ao Campeonato Africano das Nações de 2025 (Afrobasket), prova a decorrer de 20 a 27 do mês em curso.

17/02/2024  Última atualização 12H15
Aníbal Moreira reduz hoje o grupo de trabalho antes de partir para o palco da competição © Fotografia por: EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO

Três horas antes de rumar para o Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, Aníbal Moreira, um dos adjuntos do seleccionador nacional, Josep Clarós "Pep", vai reduzir o grupo de trabalho.

Ontem, no derradeiro dia de preparação, os 12 atletas que actuam na 46ª edição do Campeonato Nacional da "bola ao cesto", vulgo Unitel Basket, voltaram a mostrar serviço nas últimas duas sessões de treino.

Trata-se de Gerson Gonçalves "Lukeny", Childe Dundão, Elcane Paca, Valdemar Avelino, Helder Fernandes, Wilson Ambrósio, Kenneth Manuel, Macachi Brás, Aboubakar Gakou, João Oliveira e Tiago Fernandes.

Entretanto, João Oliveira, base da Casa do Pessoal do Porto do Lobito (CPPL), e Tiago Fernandes, base do Clube Central das Forças Armadas Angolanas (1º de Agosto), ambos repescados, por força da lesão do Gerson Domingos, estiveram em grande plano, durante o período de preparação que decorreu no Pavilhão Arena do Kilamba, em Luanda.

Em face disso, Aníbal Moreira vai seguramente sentir dores de cabeça para definir o grupo que deve seguir viagem hoje, para o palco da competição.

Os atletas que militam na diáspora e que foram notificados para a "operação" Hammamet devem desembarcar nos próximos dias naquela cidade tunisina, para se juntarem ao resto do grupo.

O seleccionador nacional, Josep Clarós "Pep", que tem igualmente a sua chegada prevista para hoje, vai aproveitar os dias que restam para o arranque da competição, para aprimorar os últimos detalhes.

Angola figura no Grupo E, ao lado da Tunísia, país anfitrião, República da Guiné e Quénia. Os angolanos começam a campanha de apuramento ao Afrobasket de 2025 enfrentando à similar da República da Guiné.

No Grupo B, com sede igualmente em Hammamet, estão as selecções da Nigéria, campeã africana de 2015, Cabo Verde, Uganda, ao passo que a quarta selecção sai da eliminatória da zona I. Argélia, Líbia e Marrocos, uma destas nações vai completar a série B.

Por seu lado, Cairo, capital do Egipto, vai acolher o Grupo D, que integra as selecções do Egipto, Côte d´Ivoire, Madagáscar e República Centro Africana (RCA).

A segunda janela de apuramento ao Afrobasket de 2025 acontece em Novembro do corrente ano, com os grupos A e C a entrarem em cena. 

Sudão do Sul, República Democrática do Congo (RDC) e Mali fazem parte do Grupo A, ao passo que na série estão as selecções do Senegal, penta campeão africano, Camarões e Rwanda. A quarta selecção de cada série será conhecida nos próximos tempos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto