Desporto

Selecção trabalha hoje na cidade de Hammamet

Melo Clemente

Com o grupo completo, a Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol realiza hoje, à noite, a primeira sessão de treino na cidade de Hammamet, Tunísia, palco da primeira janela de apuramento ao Campeonato Africano das Nações de 2025 (Afrobasket), a decorrer de 20 a 27 do mês em curso.

18/02/2024  Última atualização 10H51
Grupo às ordens de “Pep” Clarós vai fazer hoje um treino ligeiro © Fotografia por: Agostinho Narciso | Edições Novembro
O combinado angolano deixou, ontem, o país, nas primeiras horas da noite, e desembarca à meio da manhã de hoje na cidade de Hammamet, que já vive o clima do torneio selectivo ao Afrobasket de 2025.

A sessão de treino de logo mais estará virada essencialmente para recuperação do desgaste da viagem.

Os atletas que militam na diáspora e que mereceram a confiança do seleccionador nacional, Josep Clarós "Pep”, chegam, igualmente, esta manhã àquela cidade do Norte de África. Trata-se de Jilson Bango, Eduardo Francisco, João Fernandes e Aguinaldo Neto.

Dos 12 atletas convocados que actuam na 46ª edição do Campeonato Nacional da "bola ao cesto”, apenas 9 seguiram viagem para o palco da competição.

João Oliveira, base da Casa do Pessoal do Porto do Lobito, Tiago Fernandes, base do 1º de Agosto, e Valdemar Avelino, melhor marcador da fase regular do Unitel Basket, com 373 pontos, foram excluídos da convocatória.

Entretanto, Cléusio Castro, extremo poste do Petro de Luanda, foi chamado à última hora, para colmatar a ausência do poste Sílvio Sousa, atleta que milita no basquetebol grego. Assim, Sílvio Sousa e Bruno Fernando, este jogador dos Atlanta Hawks, da Liga Norte-americana de Basquetebol (NBA), vão desfalcar a Selecção Nacional na primeira janela de apuramento ao Afrobasket de 2025.

Angola está inserida no Grupo E, ao lado da Tunísia, país anfitrião, República da Guiné e Quénia.

 Na série B estão as selecções de Cabo Verde, Nigéria, Uganda. Argélia, Líbia ou Marrocos devem completar o grupo, com sede, igualmente em Hammamet.

Cairo, capital do Egipto, será palco do Grupo D, com a Côte d’ Ivoire, Egipto, Madagáscar e República Centro Africana (RCA).

Os grupos A  e C entram em cena apenas em Novembro, durante a disputa da segunda janela de apuramento.

A terceira e última janela acontece em Fevereiro de 2025. Eis a lista completa da Selecção Nacional: Childe Dundão, Gerson Gonçalves "Lukeny”, Elcane Paca, Aginaldo Neto, Aboubakar Gakou, Teotónio Dó, Wilson Ambrósio, Kenneth Manuel, Macachi Brás, Cléusio Castro, Jilson Bango, João Fernandes e Eduardo Francisco.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto