Desporto

Selecção ultima preparação para o Africano de Rabat

Selecção Nacional de futsal ultima os preparativos para o Campeonato Africano das Nações (CAN), a acontecer de 11 a 21 de Abril na cidade de Rabat, Marrocos. Com efeito, cumpre amanhã, às 17h00, na Arena do Kilamba, o último treino antes do embarque.

29/03/2024  Última atualização 11H15
© Fotografia por: DR

 seleccionador nacional Marcos Antunes vai proceder, no mesmo dia, à triagem do grupo que vai afastar oito atletas com perspectiva de eleger os 14 convocados para a "operação Rabat”.

Hoje, Marcos Antunes privilegia os esquemas tácticos com jogadas de dois contra um e três contra dois, a fim de observar as reacções a situações de desvantagem numérica, bem como avaliar os aspectos defensivos e ofensivos. Em seguida, reparte o grupo para uma peladinha no intuito de fazer as correcções que se impõem durante o penúltimo aprumo.

Para conferir maior endurance ao grupo, Anderson Forte, dos Leões do Porto Salvo de Portugal, é a grande novidade no treino vespertino de hoje. O jogador chegou, ontem ao país e integrou à formação às ordens de Marcos Antunes.

O seleccionador trabalha com 22 jogadores, nomeadamente, Gomito, Denis, Nelsinho e Laélcio (guarda-redes), Any, Bráulio, Bustah, Helber, Levi, Pesado, Dias, Anderson Fortes (alas), Chico, Paulo Ricardo e Reveldinho, (fixos), Hornes, Kaluanda, Kliverth, Lélio, Zipa e Adérito (pivots) e Osvaldo (universal). Marcos Antunes aguarda pela chegada de João Cambangula "Jó” (Nun’Álvares de Portugal). O ala, um dos maiores activos do país, integra o conjunto angolano no Marrocos, segundo o técnico nacional.

No treino realizado, ontem, depois do aquecimento e corridas ligeiras à volta da quadra, a equipa técnica incidiu à preparação da equipa no trabalho com a bola. Os jogadores foram obrigados a libertar-se da mesma, após dois toques. O exercício teve a duração de 15 minutos.

Depois, o técnico dividiu o grupo para um jogo-treino com vista à verificação do desempenho de cada jogador, seguido de correcções pontuais. Foi visível, durante o jogo-treino, o empenho e a entrega de cada atleta que se esmeraram a fim de surpreender Marcos Antunes, de modo a conseguir um lugar cativo no conjunto. Angola participa do maior certame do futebol de salão com um conjunto renovado, dos quais 13 jogadores são estreantes com a média de idades entre os 20 e 23 anos.

O colectivo nacional desembarca na cidade de Rabat na próxima semana, no intuito de efectuar jogos de controlo antes da cerimónia de abertura da competição.

Angola marca presença pela quarta vez no CAN, sendo o terceiro lugar a melhor classificação, alcançado em 2020 no Marrocos. Em 2008, participou na Líbia, e em 2016 na África do Sul, onde se contentou com a eliminação na fase de grupos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto