Desporto

Selecções do Norte fora da prova

Jorge Neto, em Bouaké

Jornalista

As selecções do Norte de África foram todas eliminadas da presente edição do CAN, que decorre na Côte d'Ivoire.

01/02/2024  Última atualização 10H30
© Fotografia por: DR

Argélia, Tunísia, Egipto e Marrocos chegaram à competição com o rótulo de fortes candidatos ao título, mas, no relvado, as coisas foram diferentes para os representantes daquela região do continente berço da humanidade.

As quatro selecções dividiram o mal pelas aldeias, ou seja, deixaram a prova em fases dispersas. Duas foram eliminadas na fase de grupos, Argélia e Tunísia, enquanto o Egipto e o Marrocos partiram  regressaram à casa nos oitavos-de-final.

A eliminação do Marrocos, aos pés da África do Sul, por 2-0, nos oitavos-de-final, na passada terça-feira, confirmou o mau momento que atravessa o futebol árabe.

Antes tinha sido afastado o Egipto, frente à República Democrática do Congo (RDC), através da decisão da marca das grandes penalidades (7-8), após a igualdade, 1-1, no tempo regulamentar.

Os faróis são os maiores vencedores do Campeonato Africano das Nações, com sete títulos, mas ressentiram da lesão contraída pelo capitão e avançado Mohamed Salah.

A federação egípcia deixou bem claro que o técnico português Rui Vitória não cumpriu com as promessas feitas e a confiança nele depositada.

A Argélia ficou na fase de grupos, numa série dominada pelas Palancas Negras. Burkina Faso e Mauritânia apuraram-se igualmente, enquanto as Raposas do Deserto falharam o objectivo de voltar a conquistar o título em 2019.

A prestação negativa de Riyad Mahrez e companheiros resultou no despedimento do seleccionador Djamel Belmadi, considerado herói, face à consagração de 2019.

A Tunísia foi igualmente a última classificada no seu grupo, do qual fizeram parte Mali, África do Sul e Namíbia. Curiosamente, os dois primeiros continuam na competição, apurados para os quartos-de-final. O seleccionador Jalel Kadri não mereceu a confiança da federação tunisina para continuar a liderar o grupo.

Os representantes do Norte de África deverão fazer uma avaliação sobre o que terá ocorrido para somarem resultados pouco convincentes, quando selecções menos cotadas no continente continuam a esbanjar o perfume na competição, com possibilidades de chegar ao pódio. São os casos de Angola, Cabo Verde, Guiné, Mali e África do Sul.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto