Desporto

Selecções Nacionais acertam detalhes

Adilson Francisco

Jornalista

A doze dias para o início dos Jogos Africanos, a disputar-se de 3 a 10 de Março, na cidade de Accra, Ghana, as Selecções Nacionais seniores de ténis de mesa, em ambas as classes, acertam, no decorrer desta semana, os últimos detalhes competitivos, no Centro Alto de Rendimento de Angola (CARA), sito na Cidadela Desportiva, em Luanda.

19/02/2024  Última atualização 09H20
Mesatenistas traçam metas para os Jogos Africanos © Fotografia por: DR

Em duas sessões, Manuel Pimenta e pupilos investem no aprimoramento da qualidade de serviços bolares, controlo de bola, no stop pin e na fortificação dos esquemas defensivos, a fim de contrapor os ataques do adversário. A par dos aspectos técnicos e tácticos, o seleccionador nacional avalia e observa as questões psicológicas dos atletas, sem desprimor às condições físicas e individuais.

Neste momento, os trabalhos do combinado angolano prendem-se com o controlo da bola, com a correcção dos serviços bolores e no treinamento em pares, disse o treinador nacional, Manuel Pimenta, em declarações ao Jornal de Angola.

"Os treinos, nesta semana, vão basear-se na correcção dos serviços bolares à esquerda e à direita, bem como no controlo da bola quando os atletas sofrem ataque do adversário, de modo que nos desafios da competição possam vencer os adversários em todos os aspectos. Além disso, pretendemos observar como estão as combinações dos atletas em dupla”, disse.

Sem mencionar os nomes, o treinador nacional apontou que quatro mesatenistas do conjunto nacional têm correspondido às orientações técnicas e tácticas nos treinos realizados, por um lado.

Por outro, o técnico nacional enalteceu a importância dos Jogos Africanos para os atletas angolanos. "Essa prova é de grande relevância para os nossos atletas. Pois, com a mesma, podem obter pontuação no ranking da Federação Internacional de Ténis de Mesa (FITM) e, consequentemente, melhorar a posição dos nossos mesatenistas”, afirmou.

A competição serve para os atletas angolanos garantirem a qualificação ao Campeonato Africano, que vai decorrer de 6 a 8 de Maio, na cidade de Kigali, Rwanda. A prova é a última janela de apuramento para os Jogos Olímpicos de Paris.

 "O nosso objectivo constitui obter boa qualificação nos Jogos Africanos, a fim de podermos nos apurar ao Campeonato Africano do Rwanda que serve de acesso à última janela de qualificação aos Jogos Olímpico. É a única chance de podermos ir à França, depois de não podermos competir no Campeonato Africano da Tunísia do ano, devido à falta de verbas”, reiterou.

 O emblema nacional, contou Manuel Pimenta, está compenetrado, de maneira a efectuar uma boa prestação, com vista à conquista do ouro.

"Neste momento, os nossos mesatenistas estão mais experientes de modo a representar da melhor forma as cores de Angola. Temos, sobretudo, a equipa feminina mais forte de todos os tempos, porquanto já obteve medalhas de ouro a nível continental”, explicou.

O ambiente da equipa nacional mereceu comentário do treinador nacional. Manuel Pimenta confirma: "A equipa está entusiasmada e alegre. O moral é alto e a relação no seio dos mesatenistas é saudável”.

Eis a lista dos convocados das duas selecções para "operação Accra”: Roberto Fabiano, Elisandro André, Valdemar Cassanga, Délcio Cassule, Edvane Neto, em masculino. Isabel Albino, Ruth Tavares, Kailane de Sousa, Eugénia Simões e Nelma Moisés são os nomes da classe feminina.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto