Mundo

Senegal: Mahammed Dionne morre aos 64 anos

O antigo Primeiro-Ministro senegalês, Mahammed Boun Abdallah Dionne, faleceu, na sexta-feira, aos 64 anos, em Paris, onde tinha chegado para tratamento médico, durante o período da campanha às presidenciais de 24 de Março, disse à AFP fonte da sua comitiva.

07/04/2024  Última atualização 13H23
Dionne faleceu por doença © Fotografia por: DR

Dionne dirigiu, igualmente, o gabinete económico da Embaixada do Senegal em França e integrou a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI). Autor do livro "O Leão, a Borboleta e a Abelha", publicado em 2023, Dionne previu, na obra, que África "será uma terra de grande potencial e influência geoestratégica no século XXI".

Chefe do Governo entre 2014 e 2019, interrompeu a participação na campanha eleitoral alguns dias após o início, onde era um dos 19 candidatos das eleições ganhas por Bassirou Diomaye Faye.

No entanto, reagindo à morte de Dionne, Macky Sall disse estar "triste". Mahammed Boun Abdallah Dionne trabalhou como colaborador de Sall, de 2014 a 2019, altura em que foi abolido o cargo de Primeiro-Ministro, antes de o restabelecer em 2022 e de o confiar a Amadou Ba.

"O Senegal perdeu um executivo de grande valor e um companheiro de longa data", escreveu nas redes sociais. Formado no Senegal e em França, Dionne, engenheiro especializado em economia aplicada, trabalhou, antes de se tornar chefe do Governo, numa empresa francesa de informática e no Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO, instituição partilhada por oito países da África Ocidental que utilizam o franco CFA como moeda).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo