Desporto

Sporting e Académica encerram primeiro turno

Betumeleano Ferrão

A primeira volta do Girabola encerra esta tarde no Estádio do Tafe com o aliciante Sporting de Cabinda - Académica do Lobito, jogo previsto para as 15h00 e válido para a 14ª jornada. O desafio de acerto do calendário está a gerar muita expectativa nos adeptos em função dos últimos embates dos leões e dos estudantes no Campeonato.

20/03/2024  Última atualização 09H36
Equilíbrio vai dominar o último jogo do calendário da primeira metade da maior prova futebolística © Fotografia por: Agostinho Narciso | Edições Novembro

Nada do que aconteceu nos últimos desafios caiu do céu. Tudo foi fruto da qualidade competitiva existente nos plantéis. Por conseguinte, Sporting de Cabinda e Académica do Lobito só têm de fazer pela vida para manter todo o foco nos pontos, do princípio ao fim do jogo.

O bom desempenho do Sporting de Cabinda coloca-o na mó de cima com dois resultados bem inesperados que devem estar na origem de enorme desconfiança no balneário da Académica do Lobito. Nos últimos dois jogos, a equipa leonina fez o pleno. As duas vitórias consecutivas parecem provar alguma coisa, ainda mais por ser o melhor registo do clube do enclave neste Campeonato.

O surpreendente triunfo extramuros sobre o Interclube teve como bónus imediato a subida do Sporting de Cabinda para a décima terceira posição, antes ocupada pelos polícias do Rocha Pinto. Se os leões mantiverem a dose dos três pontos, podem subir um ou dois degraus na classificação, uma tentação que deve agradar as hostes leoninas, tendo em conta o ascendente real. Parecia um milagre pedir à equipa que pontuasse duas vezes consecutivas.

A Académica do Lobito pregou dois sustos "daqueles" ao 1º de Agosto e ao Petro de Luanda, mas, infelizmente, saiu com um único ponto dos dois jogos disputados com os colossos. Com base naquilo que se viu nesses desafios, há muita esperança para os estudantes, desde que consigam repetir a mesma atitude competitiva que lhes permitiu enfrentar os pesados adversários sem medo nos olhos.

Leões e estudantes vão ao Tafe quase em igualdade de circunstâncias. Por mais que o Sporting esteja ligeiramente melhor, ainda há muitos motivos para esperar por um jogo renhido e muito equilibrado. Nenhum dos contendores têm razões para se refugiar à defesa. Quanto mais abertos estiverem, mais facilmente podem caminhar com firmeza para os três pontos.

O Campeonato não está nada a correr de acordo com as previsões do Sporting de Cabinda e da Académica do Lobito. Até certo ponto, as duas equipas estão a ser vítimas do mesmo "vilão", o dinheiro que existe, mas ninguém sabe onde está.

A bem da verdade, as vacas magras condicionam o verdadeiro rendimento de leões e dos estudantes no Girabola, mas sempre que conseguem passar ao largo da crise financeira, ambos contendores são notícias pelos únicos motivos por que estão no Campeonato. Assim ficou demonstrado nos últimos dias.

Por mais que o Sporting esteja em crescimento, a Académica é um oponente de peso que merece atenção na discussão do resultado final. Pelo nível das duas equipas, a única coisa capaz de ser surpreendente é um resultado volumoso. Leões e estudantes são equivalentes. Cada um pode sorrir no Estádio do Tafe, mas nada faz crer que haja nos contendores a capacidade de golear.

Ainda é cedo para escrever que o Sporting de Cabinda já está na fase da bonança. Fica claro que mais três pontos esta tarde vão chamar a atenção e vão servir de alerta para os que antes o viam em agonia. Embora mais bem classificados, os leões têm de caçar com cautelas, porque os estudantes podem conseguir fazer estragos no Tafe, se tirarem tempo de qualidade para rever bem as lições das exibições contra o 1º de Agosto e o Petro de Luanda.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto