Mundo

Suíça promove fórum de paz para a Ucrânia

O ministro suíço das Relações Exteriores, Ignazio Cassis, anunciou que a Rússia não vai participar da primeira conferência de paz sobre a Ucrânia, na região de Burgenstock, em Junho deste ano, admitindo que nenhum processo de pacificação terá êxito sem o envolvimento de Moscovo.

12/04/2024  Última atualização 12H20
© Fotografia por: DR

A conferência de paz, que terá lugar de 15 a 16 de Junho, cai contar, a princípio, com a participação de cerca de 120 países, conforme o Governo suíço. "O Conselho Federal Suíço decidiu realizar a conferência sobre a Ucrânia, em Burgenstock, no cantão de Nidwalden, em Junho de 2024", confirmou a presidente, Viola Amherd.

"O segundo país com quem a Suíça conversou sobre a realização de tal conferência, depois da Ucrânia, foi a Rússia, por entendermos que nenhum processo de paz pode ser implementado sem a sua participação", disse o ministro em conferência de imprensa.

Para o ministro suíço, a presença de Belarus na cúpula também é "improvável", apesar de não ser da maior importância. Ao mesmo tempo, Cassis acrescentou que os Estados Unidos da América confirmaram a sua participação.

No entanto, o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensk, manifestou disponibilidade para negociar mas sob um roteiro que prevê a recuperação das partes do seu território e abandono unilateral das forças russas. Em reacção, o Kremilin afirma que a proposta de Kiev é irrealista e demonstra que as suas autoridades insistem em resolver o assunto por via militar.   

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo