Economia

Supervisores avaliam o sistema financeiro

Uma avaliação do sistema financeiro está a ser preparada, para 2025, pelos supervisores, o Banco Nacional de Angola (BNA), Comissão do Mercado de Capitais (CMC) e Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros (ARSEG), soube o Jornal de Angola de fontes oficiais.

07/05/2024  Última atualização 08H31
© Fotografia por: DR

Um comunicado disponível na página electrónica do BNA, consultado, ontem, pela nossa Redacção, dá conta de que a preparação do Programa de Avaliação do Sistema Financeiro (FSAP, sigla inglesa), um exercício em que é aferida a estabilidade e solidez do sector Financeiro, foi analisada numa reunião dos supervisores realizada a 26 de Abril último.

No encontro, o Conselho de Supervisores do Sistema Financeiro (CSSF) decidiu constituir, para a avaliação,  um grupo de trabalho multissectorial representado por organismos de supervisão do sistema financeiro nacional, departamentos ministeriais e instituições nacionais públicas e privadas.

O comunicado acrescenta que também foi discutido o processo de Avaliação Mútua no quadro da participação de Angola no Grupo de Combate ao Branqueamento de Capitais da África Oriental e Austral (ESAAMLG), do Grupo de Acção Financeira (GAFI), uma organização que, segundo informações disponíveis na nossa Redacção, avaliou de forma positiva o desempenho do país nesse domínio.

Em Março último, o GAFI retirou Angola de uma lista de países que representam risco para o sistema financeiro global, permitindo que o país deixe de estar sujeito a monitorização específica e permanente.

Na reunião do CSSF de Abril, foi decidida a manutenção do esforço para implementação efectiva das medidas definidas e da responsabilidade dos órgãos de supervisão do sistema financeiro, no âmbito da estratégia nacional e linhas gerais do plano de acção para a prevenção e combate ao branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia