Desporto

Taça Cosafa: Angola estreia com vitória sobre a similar da Tanzânia

Jorge Neto

Jornalista

A Selecção Nacional sénior masculina de futebol de praia iniciou, domingo, em Durban (África do Sul), da melhor forma à terceira edição da Taça Cosafa, ao vencer a similar da Tanzânia, por 3-2, na primeira jornada.

18/03/2024  Última atualização 08H00
Comandados de Peterson Dias procuram segunda vitória para consolidar a posição classificativa © Fotografia por: DR

Motivada com a vitória na estreia, a equipa defronta, hoje, às 14h, a sua similar do Marrocos, em desafio referente à segunda jornada do grupo B, da III edição, que decorre até ao próximo dia 23.

O Marrocos surge como convidado pela organização, que tem essa prerrogativa, de trazer adversários fora da região austral do continente africano. "Conhecemos menos que as outras, mas é uma selecção com aparições nos campeonatos africanos da modalidade e com boas participações. Reúne características das selecções da zona do Magrebe", anteviu o seleccionador Peterson Dias.

Ontem, o bis marcado por Paulinho foi fundamental para o triunfo da Selecção Nacional, no Beach Soccer, em jogo de abertura da competição.  Com a vitória, o emblema nacional conquistou dois pontos, sendo um dos líderes da série B, onde fazem parte as selecções de Moçambique e Marrocos. 

Angolanos e tanzanianos mediram forças na edição anterior, disputada em 2021, na mesma cidade, onde os adversários levaram a melhor sobre os comandados de Peterson Dias, com uma vitória por 5-2. O resultado eliminou a selecção nacional da corrida para a final, tendo ditado a terceira posição na competição.

No jogo de ontem, os pupilos de Peterson Dias tiveram de dar o máximo para reverter a desvantagem no marcador e conseguir a reviravolta durante o prolongamento, após a igualdade a dois golos, no final do terceiro período. Os golos foram marcados por Paulinho duas vezes e Omar.

A antevisão do seleccionador acabou por acontecer, pois os tanzanianos complicaram em demasia a ambição da Selecção Nacional em conquistar os três pontos. Todavia, ao contrário da edição passada, onde tiveram de disputar três jogos em dois dias, dois num intervalo de uma hora, os comandados de Peterson Dias foram determinados e conseguiram dar a volta por cima, em jeito de desforra da derrota de 2021. Paulinho recebeu o prémio de melhor jogador em campo. 

O objectivo traçado pela Selecção Nacional neste torneio regional, é melhorar a terceira posição conquistada na edição anterior é que tem como campeão o Senegal, convidado da organização, e ausente nesta edição.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto