Mundo

Taiwan é linha vermelha nas relações sino-EUA

O Presidente chinês, Xi Jinping, partilhou com o homólogo norte-americano, Joe Biden, que a questão de Taiwan representa uma "linha vermelha intransponível", durante uma conversa telefónica, citada pela imprensa estatal chinesa.

04/04/2024  Última atualização 12H15
Jinping defende união da China na conversa com Joe Biden © Fotografia por: DR

"Xi Jinping sublinhou que a questão de Taiwan é a primeira linha vermelha intransponível nas relações sino-americanas", afirmou a agência noticiosa oficial Xinhua. "Não permitiremos que as actividades separatistas ou o conluio externo que apoiam as forças da 'independência de Taiwan' não sejam controlados", disse o Chefe de Estado chinês.

Por seu lado, altos responsáveis da Casa Branca indicaram que Biden sublinhou a defesa norte-americana da política de "uma só China" e manifestou, também, preocupação com "acções desestabilizadoras" no Mar do Sul da China, como o ataque, em Março, por vários navios chineses com canhões de água contra um navio filipino.

Na conversa telefónica de terça-feira, a primeira dos dois líderes desde a cimeira realizada em Novembro, os Estados Unidos da América (EUA) acentuaram a importância de manter a paz e a estabilidade tanto no Estreito de Taiwan - uma ilha autogovernada, cuja soberania é reivindicada pela China e que Washington prometeu defender contra uma possível invasão chinesa - bem como no Mar do Sul da China, rico em recursos e onde Pequim mantém disputas territoriais com países vizinhos.

O Presidente chinês disse ao homólogo norte-americano que Pequim não vai "ficar de braços cruzados" se Washington continuar a reprimir "o desenvolvimento de alta tecnologia da China", cita o Notícias ao Minuto.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo