Sociedade

Técnicos de Saúde reforçam a vigilância epidemiológica

Lourenço Bule | Menongue

Jornalista

Mais de 300 técnicos de Saúde, entre médicos e enfermeiros, foram mobilizados para manter as acções de prevenção e vigilância epidemiológica do surto de cólera no Cuando Cubango, província limítrofe com a República da Zâmbia, que já tem o registo de vários casos da doença.

02/02/2024  Última atualização 11H27
Médicos e enfermeiros estão a efectuar o controlo em especial nas áreas fronteiriças © Fotografia por: Lourenço Bule | Edições Novembro | Menongue
A informação foi avançada, ontem, na cidade de Menongue, pelo director do Gabinete Provincial da Saúde, no final da II Reunião Ordinária do Governo local, onde sublinhou que para a prevenção da cólera no Cuando Cubango vão ser instalados centros de campanha de tratamento da doença e criados  pontos de vigilância epidemiológica nos locais com maior fluxo populacional, em especial nos municípios do Rivungo, Mavinga, Cuito Cuanavale e Menongue.

João Chihinga disse que, até ao momento, foram já instalados centros de campanha para o tratamento da cólera nos municípios do Rivungo e Mavinga. As próximas localidades a terem tal serviço, disse, vão ser o Cuito Cuanavale e Menongue.

"Apesar do surto de cólera ainda não ter atingido o município de Shangombo, na Zâmbia, limítrofe com o município do Rivungo, no Cuando Cubango, elaborou-se já um plano de contingência e foi criada uma Comissão Multissectorial, que está a trabalhar em toda a província”, avançou.

Os técnicos de Saúde, realçou, trabalham junto das comunidades, para educar a população sobre a melhor forma de tratamento da água para o consumo, o manuseamento do lixo e a importância de manter o ambiente limpo, de maneira a evitar o contágio ou propagação de doenças, como a cólera.

O Gabinete Provincial da Saúde, informou, está a trabalhar em colaboração com o Ministério do Interior, para o controlo rígido do fluxo migratório entre as regiões de Shangombo, na República da Zâmbia, e Rivungo, na província do Cuando Cubango, de forma que a entrada e saída entre as duas localidades possa ser permitida apenas em casos de extrema importância.

A par do trabalho de sensibilização junto das comunidades sobre o contágio da doença, disse, foram mobilizados vários medicamentos para o combate à cólera, desde soros fisiológicos, antibióticos, materiais de biossegurança, entre outros, que já foram distribuídos em todos os postos, centros e hospitais da província.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade