Desporto

Teresa Ulundo realça papel social e inclusivo do desporto

O desporto é dos maiores factores de inclusão e de desenvolvimento social, cuja formação estimula a massificação, a educação, melhora a qualidade de vida, bem como contribui para o desenvolvimento económico de um país.

10/02/2024  Última atualização 11H50
Secretária de Estado quer políticas concretas © Fotografia por: AGOSTINHO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO

A afirmação é da secretária de Estado para os Desportos, Teresa Ulundo, quando procedia, na manhã de quinta-feira, em Luanda, à abertura de um seminário no quadro das jornadas comemorativas ao dia 23 de Janeiro, consagrado ao desporto.

Perante uma plateia recheada de praticantes, dirigentes e convidados, Teresa Ulundo afirmou, por essa razão, ser imperioso que o desenvolvimento do desporto se estruture através de princípios e medidas racionais, que conduzam ao crescente engajamento dos cidadãos na prática da actividade física e desportiva.

A antiga andebolista, que integrou em diversas ocasiões as selecções nacionais, recordou que, no quadro do dia do desporto, o ministério de tutela vem desenvolvendo uma série de acções formativas sob o lema "Unidos pelo Desporto, Fortalecendo a Saúde”.

Na actividade,  que decorreu na Galeria dos Desportos, no Complexo da Cidadela Desportiva, foram ministrados temas como: "História sobre a institucionalização da efeméride” - prelector: Nicolau Daniel (Director Nacional dos Desportos).

"Importância da actividade física, recreativa e desportiva” – Fernanda Menezes (Professora de educação física), "Morte súbita do atleta” - Joel Catumbela (CENAMED), e "Perfil do Dirigente nas Organizações Desportivas em Angola" - Cardoso de Lima (Comité Olímpico Angolano).

O 23 de Janeiro foi institucionalizado pelo Governo da República de Angola como o Dia Nacional do Desporto, para assinalar o reconhecimento do inegável papel que a prática desportiva assume na sociedade, como factor de integração e de desenvolvimento humano.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto