Desporto

Treinadores destacam valências da formação

Gaudêncio Hamelay |Lubango

Jornalista

Os treinadores de atletismo da Huíla, das especialidades de fundo e meio-fundo, destacaram as valências do curso de atletismo, promovido pela Federação Angolana (FAA) no Lubango, que contou com a prelecção de Saad Hassan Aden, técnico da Associação Internacional de Federações (IAAF).

28/03/2024  Última atualização 11H50
Técnicos aumentaram competências após a accção formativa promovida pela FAA © Fotografia por: DR

A elevação dos níveis técnicos e a qualidade das performances dos fundistas huilanos são os objectivos do evento, que contou com a participação de 36 formandos, entre os quais seis treinadoras, professores de educação física e atletas da especialidade.

Durante 15 dias, os participantes absorveram conhecimentos teóricos e práticos, com o propósito de proporcionar aos atletas locais melhor performance nas competições.

Na cerimónia de encerramento, no Estádio Nacional Tundavala, os formandos mostraram-se confiantes em contribuir na melhoria dos níveis competitivos dos fundistas huilanos.

Ao Jornal dos Desportos, Magnusson Ferreira afirmou que Saad Hassan Aden deu "munições” necessárias aos treinadores, de modo a melhorarem as formas de treinamento.

"Com os conhecimentos adquiridos, estamos prontos para treinar os atletas e  garantir melhor o desempenho nas distintas competições”. Embora de forma intensiva, segundo Ferreira, os objectivos foram alcançados.

"Há momentos na vida definidos por grandes vitórias. Com certeza, essa formação é uma conquista. Agradeço por fazer parte desta turma e aos professores Saad Hassan Aden e Lusolo Gomes”, sublinhou.

Jorgina Sara, formanda, comprometeu-se em pôr em prática os ensinamentos adquiridos, com vista ao crescimento do atletismo na Huíla e destacou a necessidade das instituições programarem outros cursos.

 "O desporto é um elemento congregador e visa o desenvolvimento integral dos indivíduos na vertente profissional, social, económica e psicomotora. O curso foi muito importante”, avaliou.

Manuel António também valorizou a formação por alcançar novos conhecimentos. O técnico sustentou que nada seria possível sem a dedicação dos formadores, pois, com toda a sabedoria e mestria, deram o melhor ao longo da formação. "Por isso, estamos ansiosos para implementar os novos ensinamentos e contribuir para o nosso sucesso e dos atletas”, garantiu.

"Treinadores estão aptos”

Após o encerramento do curso, o presidente da Federação Angolana de Atletismo (FAA), Bernardo João, defendeu que os treinadores submetidos à acção formativa estão aptos para ensinar e garantir melhor desempenho dos atletas.

Na visão do dirigente, o curso, com a presença do prelector de gabarito internacional, visa actualizar os conhecimentos dos técnicos nacionais. Bernardo João mostrou-se satisfeito com os resultados obtidos pelos formandos.

"O formador Saad Hassan Aden é dotado de grandes qualidades e tem obtido bons resultados. Estamos satisfeitos com os resultados e o número de participantes. A adesão demonstra que a Huíla está interessada na melhoria da performance dos atletas”, aferiu.

A Federação continua a trabalhar no sentido de promover mais acções de formações, segundo o presidente.

"Esta é a base e o caminho. Temos muitos treinadores de escolas e professores de educação física; têm matéria humana, mas não conseguem transmitir os ensinamentos. A formação é ideal para o desenvolvimento”, caucionou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto