Desporto

Tricolores conhecem hoje adversários na Champions

Betumeleano Ferrão

O Petro de Luanda vai saber esta tarde com que adversário joga nos dias 29 e 30 do corrente, a primeira-mão dos quartos-de-final da Champions. O sorteio da CAF realiza-se no Cairo, Egipto, com uma certeza absoluta, no trio formado por TP Mazembe, RDC, Simba e Yanga, Tanzânia, sai uma equipa para defrontar os tricolores.

12/03/2024  Última atualização 08H00
Sem golo sofrido, na fase de grupos , campeão nacional não terá pela frente equipas do Norte de África © Fotografia por: DR

O campeão nacional, vencedor do Grupo C, aguarda por uma das equipas que terminou em segundo lugar a fase de grupos, mas por força do regulamento, o Espérance de Tunis não pode cruzar com o Petro de Luanda, porque ambos disputaram a Série C.

 Assim sendo, o provável adversário só pode sair do triunvirato formado por TP Mazembe, Simba e Yanga. Com excepção do Simba, o Mazembe e o Yanga já cruzaram com o Petro de Luanda em eliminatórias da Champions, além de serem afastados em ambas as ocasiões, os tricolores também averbaram três derrotas e um único triunfo.  O regulamento da CAF prevê que as equipas que terminam em primeiro lugar a fase de grupos calhem com adversários teoricamente mais acessíveis, mas é ponto assente que todas as quatro equipas que se encontram na condição do Petro de Luanda gostariam de cruzar com os dois clubes tanzanianos, tendo em conta que o TP Mazembe é mesmo um adversário indesejável, pelo percurso ganhador que tem na Champions.

 Com ou sem escolhas, o Petro de Luanda já sabe que venha de onde vier o adversário terá apenas duas semanas para definir a sua continuidade na Champions, o jogo de resposta está marcado para 5 e 6 de Abril.

 Invictos e com a histórica melhor defesa das fases de grupos, zero golo consentido, os tricolores agora estão na mesma condição das restantes sete equipas que se apuraram aos quartos-de-final, porque esta é a chamada fase do mata-mata. Ou seja, quem for eliminado sai fora das Afrotaças.

 O Petro de Luanda disputou pela primeira vez os quartos-de-final em 1996, mas à época a CAF ainda não tinha adoptado a designação Champions para a sua maior prova de clubes. Curiosamente, um ano depois do campeão nacional ter feito história, a CAF criou a sua prova milionária, o 1º de Agosto participou na inédita edição, da qual os tricolores estão pela segunda vez nos quartos-de-final.

 Embora tenha disputado as meias-finais em 2001, o Petro de Luanda tirou proveito do então formato da competição, ou seja, a fase de grupos era composto unicamente por duas séries, sem direito aos quartos-de-final, motivo por que os dois primeiros de cada grupo se cruzavam nas meias-finais.

 Desde que a CAF decidiu mexer no figurino da competição, a fase de grupos foi alargada para quatro séries, nas quais saem as oito equipas, ou seja, os dois primeiros de cada grupo, para os quartos-de-final. Na temporada 2021/22, o Petro de Luanda fez a sua estreia nos quartos-de-final diante do Mamelodi Sundowns, venceu por 2-1 em Luanda e empatou a uma bola em Pretória.


CAF sorteia outra competição

Além do sorteio dos quartos-de-final da Champions, a CAF também fará o mesmo com relação à Taça da Confederação, sem a presença de nenhum representante angolano, em função do duplo fracasso do Sagrada Esperança e Académica do Lobito. O cruzamento  também obedece ao mesmo critério da Champions, ou seja, as equipas que estiveram juntas na fase de grupos não podem se defrontar nos quartos-de-final.

O lote de equipas presentes nos quartos-de-final da Champions é formado porMamelodi Sundowns, TP Mazembe, ASEC, Simba, Petro de Luanda, Espérance de Tunis, Al-Ahly e Yanga. Na Taça da Confederação estão apurados o USM Alger, Future, Zamalek, Abu Salim, Dreams, Rivers, RS Berkane e Stade Maline. O Al-Ahly e o USM Alger são os detentores dos títulos da Champions e da Taça da Confederação.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto