Desporto

Tricolores fazem história com a baliza inviolável

Jorge Neto

Jornalista

Sem sofrer nenhum golo na fase de grupos e com uma vitória caseira, 2-0, neste sábado, sobre o Étoile du Sahel da Tunísia, o Petro de Luanda encerrou, invicto, as cortinas na liderança da série C da Liga dos Clubes Campeões Africanos, com 12 pontos.

03/03/2024  Última atualização 10H14
Petrolíferos festejam no Estádio 11 de Novembro a boa prestação na campanha da Champion © Fotografia por: Edições Novembro

Após atravessar uma seca de três jogos em branco, os tricolores conseguiram marcar no quarto jogo com as assinaturas de Toro e Julinho. O golo marcado pelo hondurenho Toro e por Julinho serviram para as encomendas, numa repetição do resultado feito na primeira volta no reduto da formação tunisina.

Na primeira metade, os tricolores entraram dominantes e empurraram o adversário para o último reduto, embora tenha demorado para rematar à baliza do guarda-redes Ali Jemal, capitão de equipa.

A formação orientada pelo português Alexandre Santos deixou claro, no relvado do Estádio 11 de Novembro, a ambição de repetir o triunfo.

Com a qualificação no bolso para os quartos-de-final, o bicampeão nacional jogava para garantir a primeira posição do grupo C, numa disputa com o Espérance de Tunis, que recebeu o último classificado, o Al-Hilal Ondurman do Sudão, e a amealhar mais algum dinheiro com a vitória.

Contudo, foi preciso aguardar pelo minuto 32 para ver o Petro de Luanda a rematar pela primeira vez à baliza, quando Guedes cabeceou após o cruzamento de Toro. O sinal estava dado que o golo era uma questão de paciência. Dois minutos depois, Jaredi obrigou Ali Jamel a uma defesa de recurso para o canto.

O momento tão ansiado pelos adeptos tricolores chegou aos 38 minutos, com a assinatura de Toro, numa insistência dentro da área da baliza, após a bola "beijar” o travessão da equipa Tunísia.

O hondurenho atravessa um bom estado de forma e não vacilou, quando a oportunidade surgiu ao contrário de Guedes, algo perdulário.

Aos petrolíferos se pedia mais determinação no jogo, pois antes do golo, Jaredi e Anderson exageraram nas jogadas individuais, na tentativa de seguir as pegadas de Gilberto.

Sem mais tempo para jogar, o árbitro queniano Peter Kamaku apitou para o intervalo, com os tricolores a reforçarem a liderança do grupo com 12 pontos.

No segundo tempo, Alexandre Santos lançou Tiago Azulão para o lugar de Guedes, aos 56 minutos. Contudo, o golo saiu da cabeça de Julinho, aos 71, dois minutos depois de substituir Jaredi, a finalizar um cruzamento de Gilberto na primeira vez que tocou na bola.

Depois disso, Gilberto podia inscrever o nome na lista dos marcadores, mas hesitou no momento do remate, após passar pelo defesa dentro da área.

Os tricolores garantiram a qualificação aos quartos-de-final com números bastante motivadores para a fase do "mata-mata”.

Os três possíveis adversários do Petro de Luanda são o TP Mazembe da RDC, o Simba da Tanzânia e o Young Africans da Tanzânia. O adversário será encontrado num sorteio realizado pela CAF.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto