Cultura

Trovador Dennis Samaya defende a criação de salas para espectáculos

Armindo Canda

Jornalista

O músico Dennis Samaya, convidado do Duo Canhoto na primeira edição de 2024 do espectáculo “Sexta-Feira de Trova”, realizado no Palácio de Ferro, defendeu, em Luanda, a importância de mais espaços, onde os provadores possam se exibir com maior regularidade.

04/02/2024  Última atualização 10H40
Duo Canhoto e Dennis Samaya abrem primeira edição do ano dos concertos do projecto promovido no Palácio de Ferro © Fotografia por: DR

Dennis Samaya reconheceu a escassez de espaços de promoção do estilo e dos seus promotores no país, situação que não ajuda na visibilidade e projecção da carreira dos artistas. "Temos poucos espaços a promoverem os trovadores e passamos despercebidos pelo público.”

O músico recordou que, no passado, o estilo trova tinha muita aceitação, com momentos notáveis. "Já tivemos momentos agradáveis com a trova. Hoje estamos a deixar morrer um género musical que já foi muito consumido, por ter uma particularidade musical própria”.

Emocionado, o artista revelou que a noite de sexta-feira foi inesquecível, como resultado do trabalho que tem desenvolvido ao longo do percurso como músico. "Agradeço o convite da equipa de produção do espectáculo e encorajo a continuarem com este projecto ambicioso", destacou.

Ao falar do momento vivido, realçou que partilhar o palco com Duo Canhoto foi uma responsabilidade muito grande. "Isso demonstra que o meu trabalho tem sido aceite. Desta forma, ganhámos uma maior notoriedade e chega a ser muito importante para os músicos que ainda não têm grande visibilidade”.

Quanto ao repertório apresentado, disse que procurou explorar as músicas de artistas que influenciaram bastante no início da carreira musical como o Rui e André Mingas, Djavan e Caetano Veloso.

Do lado dos anfitriões, Antero Ekuikui, um dos membros Duo Canhoto, disse, ao Jornal de Angola, que deseja continuar a levar o projecto a "bom porto”, e o Palácio de Ferro, é um palco de oportunidades e promoção do género trova. "Para este ano, pensamos continuar a criar emoções e momentos de interacção com público, fundamentalmente os nossos admiradores”.

O evento marcou a primeira edição de 2024 da II temporada que arrancou com o dedilhar e interpretações das canções "Teresa”, "Sara”, "Cântico Sofrido” e "Eu agora Sei”. Com a interpretação destes temas, foi feita a primeira aparição da dupla Antero Ekuikui e Guilherme Maurício "Mito" no "Sexta-Feira de Trova".

A primeira edição aconteceu no dia 3 de Fevereiro de 2023, com Ângela Ferrão. Depois, passaram pelo projecto Esther e Judith, Júlio Gil, José Fixe, Gabriel Tchiema, Dodó Miranda, Dino Ferraz, Unekka, em Setembro do ano passado, Acácio Bembes e Jackis Di, como última proposta do ano, que aconteceu no dia 1 de Dezembro.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura