Cultura

Txokwe Txianda convence o júri

Victorino Matias | Dundo

Jornalista

O grupo carnavalesco Txokwe Txianda, da localidade Fucauma, município do Cambulo, venceu, terça-feira , no Dundo, o desfile provincial do Carnaval 2024 na Lunda-Norte, na classe de adultos, que teve como palco a avenida Dr. António Agostinho Neto, na Centralidade do Mussungue.

15/02/2024  Última atualização 11H45
© Fotografia por: DR

Com 200 pontos, a agremiação convenceu o corpo de júri com a exibição de danças como tchianda , makopo e rituais da mukanda ( circuncisão ) executados por sessenta integrantes, que levaram ao delírio os espectadores presentes na festa cultural. O vencedor arrebatou um prémio de um  milhão de kwanzas . O júri da edição 2024 do Carnaval na Lunda Norte justificou que os critérios de selecção foram baseados na avaliação de coreografia, indumentária, composição, harmonia, teatralização, beleza e fantasia. O desfile teve o patrocínio da Fundação Brilhante.

O grupo Semente da Fé, do município  de  Xá-Muteba, com 195 pontos, ficou na segunda posição, e teve como prémio o valor de 800 mil kwanzas. O terceiro lugar coube ao grupo Matussaqueno, do município do Lucapa , ao totalizar 171 pontos  e teve direito a 600 mil kwanzas como prémio.

Na posição seguinte ficou Brilhos da Lunda, do município do Chitato, com 140 pontos, tendo sido recompensado com 400 mil kwanzas.

Estrelas do Capenda

O grupo Estrelas do município de Capenda-Camulemba  sagrou-se campeão da edição 2024 do Carnaval infantil na Lunda-Norte, ao totalizar 200 pontos, fruto da apresentação de um enredo da cultura do povo Bapende, uma das etnias locais. Como primeiro classificado foi agraciado com o prémio de 750 mil kwanzas.

Afiliados do Muaquesse , do município do Cambulo, com 189 pontos,  ficou na segunda posição, sucedido pelos grupos Kajinga Meia do município do Cuilo, com115 pontos, e  Matondo do município de Lubalo com 109 pontos. O primeiro classificado da classe infantil teve direito a 650 mil kwanzas, enquanto o segundo e terceiro classificados receberam 500 mil e 450 mil kwanzas, respectivamente.

No desfile provincial em que participaram 17 grupos  na classe de adultos e 14 na de infantil, foi homenageado o lendário e mais antigo grupo carnavalesco  da província, Akixi  Txianda, com uma menção honrosa.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura