Cultura

Vem aí a primeira Gala do Turismo em Angola

Acontece no dia 15 de Março, numa unidade hoteleira de Luanda, a primeira Gala do Turismo em Angola (GATA), numa promoção da empresa de safari e turismo TenTours.

18/02/2024  Última atualização 11H02
© Fotografia por: DR

No evento, vão ser atribuídos prémios a personalidades e empresas do sector turístico, em diferentes categorias, com base numa votação popular.Serão, também, distinguidos com diplomas de mérito os melhores alunos finalistas dos cursos de turismo do ensino universitário.

Os candidatos aos prémios, escolhidos por um júri e agora submetidos à votação popular nas redes sociais, são os seguintes, por categorias. Serviço de Apoio ao Turista (empresa ou organização que incorpora nos seus ideais o espírito turístico, baseado no turismo sustentável): Real Express, Passo Natural e Karrega. Inovação Turística do Ano (empresa que tenha implementado iniciativas, projectos ou serviços inovadores, com uma oferta e resultados de reconhecida mais-valia para os turistas): Easy Tour, Geostratos e Projecto Kitabanga. Tour/Safari do Ano (nomeação das actividades mais memoráveis com base na escolha dos turistas, ou seja, a tour ou safari mais celebrados ou comentados pelos turistas e público em geral ou a actividade realizada por um agente turístico destacando uma província ou ponto turístico pouco explorado e que impulsionou outros agentes ou turistas): Go Tours, Okwenda e SAT Turismo Nacional. Alojamento do Ano (empresa com serviço de alojamento de excelência e que garante aos clientes experiências de acolhimento e estada memoráveis): Hotel Palanca, Hotel Praia Morena e Campismo Binga. Personalidade do Ano (turista que participou em mais de quatro actividades realizadas por agentes turísticos ou que de forma directa ou indirecta ajudou na promoção do turismo interno): Josefina Marcelino, Leonora Branco e Kilembeketa Marcelo. Personalidade Revelação (quem de forma extraordinária contribua para a valorização do turismo interno, participando em várias actividades sem medir esforço): Ângelo Moniz, Tatiana Bulls, Henrique Calei e Solange Anita Adão.

De acordo com Adérito Dias, responsável da TenTours, promotora do evento, "a Gala do Turismo em Angola constitui-se como um evento anual, que premiará os turistas e agentes turísticos com inegável mérito no período compreendido entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de cada ano”.

A realização da gala anual de turismo justifica-se, no dizer da nossa fonte, pelo "desenvolvimento muito significativo ao longo da última década” do sector, e que vem afirmando Angola "como um dos principais destinos turísticos para estrangeiros e nacionais”.  Este desenvolvimento, acrescentou, "é reflexo da estratégia do Executivo angolano, que tem feito um esforço considerável de investimento na área, possibilitando o melhoramento de infra-estruturas e serviços dedicados ao turismo, mas também de um forte empenho do sector privado que tem crescido e alargado a sua oferta e diversidade de serviços de forma significativa para, de forma conjunta, garantir a Angola um perfil turístico competitivo”.

Frisou, ainda, Adérito Dias que a Gala do Turismo em Angola pretende destacar a diversidade, a inovação, a qualidade, o empenho e a dedicação dos turistas e agentes turísticos "que a cada ano trabalham para consolidar Angola como um destino turístico de excelência”.

A organização da GATA destaca que as "vantagens” do evento são, essencialmente, de ordem imaterial (e não material, de receita financeira), concretizando-se com o apoio aos que apostam no turismo e o reconhecimento do seu papel na divulgação da imagem de Angola.

A TenTours é uma empresa que actua com foco no ecoturismo, com a preocupação de proporcionar aos turistas experiências de imersão na natureza, respeitando o equilíbrio ambiental e convivendo com as populações locais. Realiza tours aos parques nacionais para observação da vida animal e a outros lugares de interesse turístico espalhados pelo país. Participam, igualmente, da realização da GATA, na qualidade de patrocinadores, as empresas Chana, Nossa Seguros, Ilha Mar, Entrenós e Doce Frescura.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura