Cultura

Vencedores do Carnaval recebem prémios amanhã

Os prémios dos cinco grupos melhor classificados das classes A, B (adultos) e infantil do Carnaval de Luanda de 2024, que decorreu nos dias 10, 11 e 12 do corrente mês, na Marginal da Praia do Bispo, em Luanda, são entregues, amanhã às 10h00, no Palácio de Ferro, na Baixa da capital do país.

16/02/2024  Última atualização 15H40
Grupo carnavalesco Recreativo do Kilamba revalidou o título © Fotografia por: VIGAS DA PURIFICAÇÃO | EDIÇÕES NOVEMBRO

Os grupos vão receber os prémios, em cheques. Está prevista uma exibição do grupo vencedor que este ano apresentou um trabalho de pesquisa sobre a diversificação económica em curso no país.

Na cerimónia, os primeiros premiados devem ser os vencedores da classe infantil, seguindo-se os da B e da classe A. O Recreativo Kilamba, do distrito urbano do Rangel, vencedor do Carnaval de Luanda, com 898 pontos, pelo desempenho no desfile central realizado na segunda-feira, recebe a quantia de quinze milhões de kwanzas como prémio de primeiro classificado.

O segundo lugar foi atribuído ao União Mundo da Ilha, com 864 pontos. Como prémio, recebe dez milhões de kwanzas. O terceiro lugar foi conquistado pelo União Kiela, com 790 pontos. Pelo seu desempenho vai receber a quantia de cinco milhões de kwanzas.

Na classe B, também de adultos, o grupo vencedor foi o União Etu Mudietu, do Distrito Urbano do Sambizanga, com 852 pontos. Pela sua actuação, vai receber a quantia de cinco milhões de kwanzas.

Em  segundo lugar ficou o União 10 de Dezembro, da Maianga, liderado pelo comandante Bernardo Vidal. Pela posição ocupada, vai receber a quantia de três milhões de kwanzas, enquanto  o União Twabixila, do município de Viana, o único grupo carnavalesco que dança a dizanda,  recebe dois milhões de kwanzas.

Na classe infantil, o grande vencedor foi o grupo do município de Viana, os Cassules Viveiros do Nzinga Mbandi, com um total de 882 pontos. Os Viveiros exibiram-se com uma coreografia diversificada, explorando o estilo de dança "cabecinha”.

Na classe infantil, o grande vencedor foi o grupo Viveiros de Njinga Mbande, do município de Viana, com 808 pontos. Pelo desempenho, recebe oito milhões de kwanzas. O segundo classificado foi o Cassules dos Jovens da Cacimba, com 786 pontos. Como prémio recebe seis milhões de kwanzas, e em terceiro lugar ficou o grupo Cassules Amazonas do Prenda, com 743 pontos, pelo que recebe quatro milhões de kwanzas.  No final do escrutínio, os três primeiros qualificados mostraram-se satisfeitos e prometeram, para as próximas edições, maior empenho.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura