Política

Vice-presidente do MPLA destaca irmandade entre Angola e Namíbia

A vice-presidente do MPLA e deputada à Assembleia Nacional, Luísa Damião, considerou, segunda-feira, em Windhoek, que Angola e a Namíbia compartilham história comum de solidariedade e irmandade.

07/05/2024  Última atualização 07H16
Luísa Damião felicitou Netumbo Nandi pela indicação como candidata às eleições de Novembro © Fotografia por: Paulo Mulaza | Edições Novembro

Luísa Damião fez a declaração depois do encontro privado com a vice-presidente da SWAPO e da República da Namíbia, Netumbo Nandi Ndaitwah, no antigo Palácio Presidencial da Namíbia, onde ressaltou as excelentes relações entre os dois partidos, que já duram longos anos.

De acordo com um comunicado a que o Jornal de Angola teve acesso, a número dois do MPLA felicitou a vice-presidente da SWAPO pela  indicação como candidata a Presidente da República, nas eleições de Novembro próximo, e por ser uma mulher que inspira outras a nível do continente.

Luísa Damião ressaltou o facto de o MPLA e a SWAPO partilharem "laços inquebrantáveis de amizade e cooperação”, destacando, igualmente, a liderança do Presidente Nangolo Mbumba e de Netumbo Nandi Ndaitwah do partido SWAPO.

A vice-presidente do maior partido de Angola fez saber, durante o encontro, que o MPLA comemora este ano 68 anos desde a sua fundação, a 10 de Dezembro de 1956, e continua comprometido com a paz e reconciliação nacional, bem como com a consolidação do Estado Democrático de Direito, tendo sublinhado que o MPLA aposta, cada vez mais, na paridade de género, daí que é visível o número de mulheres angolanas que ocupa cargos importantes a nível do poder político, legislativo e judicial.

Luísa Damião destacou o facto de que Angola conta, hoje, com uma mulher Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, e uma outra mulher a dirigir o Parlamento angolano, Carolina Cerqueira, e o Tribunal Constitucional que também é presidido por uma mulher, Laurinda Cardoso, e pela primeira vez uma mulher como vice-presidente do MPLA.

Por seu turno, a vice-presidente da SWAPO e da República da Namíbia, Netumbo Nandi Ndaitwah, afirmou que Angola e a Namíbia têm fortes relações de irmandade cimentadas pela história de luta contra o colonialismo e o apartheid e que neste período os namibianos encontraram em Angola uma segunda casa.

Por isso, disse, os namibianos continuam gratos pelo espírito de camaradagem do MPLA e do povo angolano.

Netumbo Nandi Ndaitwah agradeceu, mais uma vez, o apoio do povo e Governo angolano durante as exéquias do Presidente Hage Geingob, falecido no passado dia 4 de Fevereiro.

A governante adiantou que Angola é um país produtor de petróleo com o qual a Namíbia gostava de aprender e beneficiar da sua experiência, promovendo igualmente a economia dos dois países em diversas áreas, de modo a desenvolver também a região da África Austral.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política