Mundo

Vítimas querem punição de todos os culpados

O genocídio no Rwanda assinala, amanhã, o 30.º aniversário, numa altura em que as vítimas aguardam pelo julgamento e responsabilização dos culpados, representando, para a Human Rights Watch, um momento oportuno para um balanço daquilo que foi feito pelas instâncias nacionais e internacionais.

05/04/2024  Última atualização 06H10
30 anos do genocídio no Rwanda © Fotografia por: DR
"O 30.º aniversário do genocídio do Rwanda constitui um momento oportuno e urgente para fazer um balanço dos progressos realizados, tanto a nível nacional como internacional, no sentido de responsabilizar os que ordenaram e executaram os crimes horríveis", afirma a Organização Não-Governamental (ONG) de defesa dos direitos humanos, num comunicado divulgado, ontem, pela AFP.

"É ainda mais urgente fazê-lo e acelerar os esforços para processar os restantes responsáveis pelo genocídio, uma vez que vários mentores do genocídio já morreram e um deles - Félicien Kabuga - foi declarado incapaz de ser julgado", acrescenta a organização.

Uma das "lições" deixadas pelo genocídio relaciona-se com o facto de a comunidade internacional "não ter dado atenção aos sinais claros" de que as atrocidades cometidas em 1994 estavam a ser preparadas, não obstante a multiplicação dos avisos nesse sentido por parte de organizações rwandesas e internacionais de defesa dos direitos humanos, diplomatas, funcionários das Nações Unidas, entre outros.

Estava a ser planeado um genocídio para Abril de 1994, e "os Governos e os organismos intergovernamentais, incluindo as Nações Unidas e a Organização de Unidade Africana [agora União Africana]", não agiram para impedir o genocídio", realça a HRW. Acrescenta que a força de manutenção da paz da ONU no Rwanda retirou a maior parte das suas tropas no auge dos massacres, deixando a população civil indefesa".

"Apesar da passagem do tempo, as vítimas merecem ver os responsáveis pelo genocídio e outros crimes presos e processados em julgamentos justos e credíveis", afirma a directora executiva da HRW, Tirana Hassan, citada no comunicado.

"O genocídio no Rwanda continua a ser uma mancha na nossa consciência colectiva e, 30 anos depois, ainda se podem tirar lições, ou da falta delas, dos líderes mundiais face às atrocidades em curso", acrescenta a activista. A 6 de Abril de 1994, um avião que transportava o Presidente do Rwanda, Juvénal Habyarimana, e o homólogo do Burundi, Cyprien Ntaryamira, foi abatido sobre Kigali, despenhando-se nos jardins do Palácio Presidencial.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo