Cultura

Yola Semedo canta sucessos da carreira que marcaram a força do estilo kizomba

Katiana Silva

Jornalista

A cantora Yola Semedo protagonizou, no sábado, no espaço ‘O Gabinete’, em Luanda, um espectáculo musical intimista que teve como tónica principal cantar o amor através dos vários sucessos dedicados a este sentimento especial.

27/02/2024  Última atualização 08H10
Cantora mostrou os seus dotes de exímia tocadora de dicanza, no concerto em “O Gabinete” © Fotografia por: Luis Damião | Edições Novembro

A cantora foi escolhida para celebrar um ano de existência deste espaço, que tem recebido vários artistas do mercado musical nacional.

Durante mais de uma hora de espectáculo, Yola Semedo foi constantemente aplaudida pelo público quando escolheu do seu repertório temas de sucesso de kizomba que a celebrizaram como uma das vozes mais representativas deste género de dança e música, cada vez mais popularizados a nível mundial.

De timbre vocal inconfundível, Yola Semedo conduziu a noite ao cantar, entre outros sucessos, temas como "Injusta”, "Lá no Fundo”, "Maldita Distância”, "Volta Amor” e "Carlitos”. Além da kizomba, Yola Semedo proporcionou brilhantes e inolvidáveis momentos musicais, ao interpretar os temas "Meu amor”, música de Ruy Mingas, e "Velha Chica”, de Waldemar Bastos, bem como temas icónicos de fado e da soul music.

O gestor do espaço "O Gabinete” reconheceu que a performance em palco da "diva” Yola Semedo conseguiu elevar a fasquia da data.

"É uma grande estrela. Temos de agradecer por todos os momentos que tivemos. Estamos a preparar coisas boas para daqui em diante”, prometeu Afonso Urimuna.

Yola Semedo manifestou ser uma honra muito grande ser escolhida para celebrar o primeiro aniversário do "O Gabinete”, apontando ter sido um momento muito especial e que no show procurou dar o melhor de si para simbolizar o primeiro aniversário daquele espaço.

"O primeiro ano é sempre desafiador porque uma instituição passa por muitas provas, principalmente naquilo que toca à confiança com o público. Chegar ao primeiro com muito sucesso é motivo de celebração. Eu fiquei muito feliz pelo ‘O Gabinete’ ter escolhido a minha musicalidade para brindar este momento especial”, disse reconhecida. 

Quanto ao tema, Yola Semedo reconheceu que o amor é um tema recorrente nas suas canções, muitas delas traduzindo as grandes paixões e desamores, mas mantendo como foco a grandeza deste sentimento.  

"Como ser humano, eu acredito que aquilo que mais se precisa no mundo é o amor. Então eu escolho cantar o amor, é o legado que eu mais prezo deixar para os meus próprios filhos. Vou sempre cantar o amor”, garantiu.

A cantora dedicada ao estilo kizomba sublinhou que esta musicalidade faz parte da sua história, sendo o estilo que escolheu para realizar o seu percurso como artista.

"Do vasto leque de estilos que compõem a nossa riqueza cultural no domínio da música, sinto-me muito orgulhosa de fazer parte do leque desta vasta cultura que é rica em estilos e ritmos e me dá a primazia de escolher um deles para abraçar e seguir a minha própria carreira. A kizomba é a minha marca”, sublinhou. 

Aos 45 anos, dos quais 38 dedicados à música, Yola Semedo disse ter consciência de que enquanto estiver viva, todos os dias serão momentos de aprendizado e de conquistas.

Com uma agenda preenchida, não terminou a noite sem antes agradecer pelo carinho que tem recebido dos amantes da sua música, que a fazem "como eu sou uma mulher de sorte”.

Yola Semedo é uma artista forjada no movimento da canção infantil, na companhia dos irmãos, com os quais criaram o grupo Impactus 4, no Lobito. Depois emigrou para a Namíbia para dar continuidade aos estudos, mas sem deixar a carreira musical. No regresso ao país, a sua presença foi notada com o lançamento do videoclipe da música "Magui”, no programa televisivo "Nós e a Noite”, da TPA Huíla.  A solo, tem os álbuns "Sem Medo”, "Filho Meu”, "Minhas Memórias”, "25 Anos (ao vivo)”, "Minha Alma” e, por último, lançado em 2022, "Sou Kizombeira”. Antes, lançou com a banda "Impactus 4” os álbuns "Olha Fruta Hoje” e "É Hora”.

As actividades no espaço "O Gabinete” tiveram início em Fevereiro do ano passado. Nikila de Sousa, Euclides da Lomba, Edna Ernesto e Matias Damásio são alguns dos artistas que já animaram os convivas do espaço.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura