Cultura

"Yolela” de Vasco Capemba vence II edição do “Ngandu”

Edvaldo Lemos | Caxito

Jornalista

A obra literária “Yolela” do escritor Vasco Capemba conquistou, terça-feira a II edição do prémio “Ngandu” de literatura, na província do Bengo, um livro que retrata os mitos e tradições do povo benguense, com uma narrativa dividida entre vários contos, com a forte presença da língua kimbumdo.

07/03/2024  Última atualização 13H05
Januário António (à direita), presidente do júri do prémio © Fotografia por: DR

O vencedor foi anunciado, em conferência de imprensa, na sede da direcção Provincial da Cultura. Segundo o promotor do concurso, o Diário do Bengo, os vários contos apresentados nesta obra divulgam e promovem a cultura benguense, por meio da língua nacional kimbundo, sendo um dos principais critérios de avaliação.

O presidente do júri do concurso, Januário António, disse que foram desclassificadas dez obras, por não obedecer os critérios de avaliação, tendo sido destacadas as obras que tiveram como foco a cultura do Bengo.

Januário António adiantou que para esta edição participaram 23 concorrentes, superando o número de candidatos da primeira edição, adiantando que todos os concorrentes são residentes na província do Bengo.

"Das 23 candidaturas a conquista do prémio foram apresentados cinco ensaios, uma crónica, seis poemários e 11 narrativas. A recepção das candidaturas foi encerrada na primeira quinzena de Janeiro último, tendo o corpo de júri trabalhado arduamente para a apresentação do vencedor”, disse o presidente do júri.

O principal patrocinador do prémio é o Gabinete Provincial da Cultura do Bengo, que está a preparar uma gala de premiação, inserida nas festividades do dia da cidade, que se comemora a 26 de Abril.

O Gabinete Provincial da Cultura do Bengo comprometesse em continuar a patrocinar o prémio, uma vez que valoriza a cultura do povo da região e incentiva o gosto pela escrita e pela leitura.

O prémio "Ngandu” é promovido pelo portal de comunicação Diário do Bengo, reservado apenas para escritores residentes na província, e traz o selo da editora Ésobrenós.

A primeira edição do Prémio Literário Ngandu aconteceu em 2021/2022 e teve como vencedor Domingos Mignaldo, com a obra intitulada "Coléricus”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura