Cultura

Yuri da Cunha anima concerto com interpretação de novos temas

Alice André

O músico e compositor Yuri da Cunha, um dos grandes nomes da música angolana, vai fazer a reabertura da temporada dos espectáculos no espaço Clube- S, este Sabado, às 21h00, em Luanda.

03/02/2024  Última atualização 06H55
© Fotografia por: Luis Damião | Edições Novembro

Em declarações, ontem, ao Jornal de Angola, Rui Silva, organizador do evento, explicou que o Yuri da Cunha, é daqueles artistas de "mãos cheias”, é um músico que dispensa apresentações.

Para o acompanhar nessa viagem, disse, o artista garante interpretar os melhores sucessos e apresentar novas propostas musicais. A escolha do músico, explicou, é juntar um dos "monstros do semba”, angolano.

Esse concerto, realçou, visa celebrar a boa música angolana. Rui Silva, acrescentou que o "show man” é uma das maiores referências dos artistas nacionais a nível internacional.

Yuri da Cunha vai incluir no alinhamento temas como: "Regressa”, "Atchu Tchutcha”, "De Alma na Paixão”, "Cabelos Brancos”, "Gago”, "Tu és Amor”, "Fora de Moda”, "Eu Fui ao Inferno e Voltei” e "Kalumba”, este último que tem a participação de Paulo Flores.

Com 30 anos de carreira, Yuri da Cunha, nasceu a 13 de Setembro de 1980, no Cuanza-Sul. Para muitos, o artista é um dos melhores intérpretes de Angola.

O cantor iniciou a sua aventura pelo mundo da música na infância, assistindo aos ensaios do conjunto "Os Kwanzas”, onde o pai, Henrique da Cunha "Riquito”, era um exímio guitarrista.

Em 1996, seguiu para Portugal, propriamente para Lisboa, onde gravou o seu primeiro trabalho discográfico, intitulado "É Tudo Amor”, nos estúdios da produtora Valentim de Carvalho. Nesse ano, arrebatou o prémio da Rádio Televisão Portuguesa (RTP) para o melhor vídeo-clipe e melhor música do ano dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), na Holanda.

"Makumba” é o título da canção que o tornou conhecido do grande público, gravada em 2003 e com a qual venceu o "Top dos Mais Queridos”, em Angola, em 2004.

O segundo disco chegou em Janeiro de 2005, intitulado "Eu”, que lhe permitiu confirmar o sucesso de temas que o colocaram na ribalta da música angolana. No disco "Eu”, Yuri da Cunha apresenta 13 temas em estilos como o semba, rumba e kizomba, cantados em português e kimbundo, dos quais as músicas "Homem é Bom”, "Njila”, "Simão”, "Kalundu” e "Está Doer”, con- tinuam a ser grandes sucessos na rádio e discotecas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura