Mundo

Zimbabwe lança moeda para controlar inflação

O Zimbabwe lançou, segunda-feira, uma nova moeda nacional, designada ZiG, ancorada à reserva de ouro e a uma cesta de moedas estrangeiras, no âmbito das medidas tomadas para interromper a crise monetária que já provocou problemas económicos acentuados, sublinhou o governador do Banco Central, John Mushayavanhu.

09/04/2024  Última atualização 09H10
© Fotografia por: DR

O dólar zimbabweano estava sob uma forte pressão, que a converteu numa das moedas com pior desempenho no mundo, tendo perdido mais de 70% do seu valor, no mercado oficial, caindo, mais ainda, no paralelo, segundo Mushayayanhu.

Neste contexto, a inflação aumentou de 26,5%, em Dezembro do ano passado, para 34,8%, em Janeiro deste ano, antes de subir para 55,3%, em Março, segundo dados oficiais. Os comerciantes rejeitavam, cada vez mais, denominações mais baixas da moeda agora "desmantelada”, com muitos a insistir no pagamento, apenas, em dólares americanos, que, também, têm curso legal no país.

"Estamos a tomar medidas para garantir que a nossa moeda local não morra. Já estávamos numa situação em que quase 85% das transações são realizadas em dólares americanos”, disse Mushayavanhu aos jornalistas na capital, Harare.

"As pessoas têm três semanas para trocar as notas antigas pela nova moeda”, disse. O anúncio de sexta-feira é o mais recente de uma série de medidas cambiais empreendidas pelo Governo do Zimbabwe desde o espectacular colapso inicial do dólar zimbabwiano, em 2009.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo