Gente

Zita e Jureuma: As guerreiras por trás das câmaras

Zita Carvalho ( à direita) e Jureuma David são mulheres que quebraram o mito numa actividade que, outrora, era vista como exclusiva para homens: a de “cameraman”.

01/02/2024  Última atualização 07H05
Paixão pela imagem © Fotografia por: DR
Quem assiste à Televisão Pública de Angola (TPA) talvez não saiba que muitas  imagens são captadas por estas duas mulheres, cujo profissionalismo é inquestionável.

Zita ingressou na TPA em 1996 e, no mesmo ano, fez uma formação de operadora de câmara, orientada por Pedro Macossa, um dos primeiros profissionais da área na empresa, que também esteve presente na sua fundação.

Jureuma David, que está na empresa há 17 anos, entrou como maquilhadora e a oportunidade de se tornar operadora de câmara surgiu cinco anos depois, por meio de um concurso interno.

Ambas confessaram a sua paixão pelo manuseio das câmaras. Zita diz gostar de histórias e de saber que "a imagem fica registada na mente de quem a vê e arquivada para a posteridade”.

Operar uma câmara "foi sempre o que quis fazer”, confessa Jureuma, por isso não hesitou quando surgiu a oportunidade de trocar o cuidado com os rostos dos apresentadores e entrevistados pelo manuseio das câmeras.

Enquanto Zita ingressou directamente, Jureuma foi motivada por Zita, que se tornou a primeira mulher operadora de câmara na história da Televisão Pública de Angola. Neste momento, duas coisas as diferenciam: Zita actua na área de informação, fazendo reportagens, enquanto Jureuma David capta imagens em vários programas de estúdio.

Ambas afirmam não ter enfrentado discriminação por parte dos colegas. Sempre tiveram o seu apoio e encorajamento, assim como uma troca de aprendizado. Ao longo da sua trajectória de 28 anos, Zita colecciona muitas  memórias de trabalhos realizados. Por exemplo, a trágica reportagem sobre uma criança morta e  esquartejada pelo próprio tio. "Foi enterrada desmembrada”, fala com angústia. Recorda-se, igualmente, de momentos menos trágicos, mais alegres, como estar perto da Princesa Diana, Nelson Mandela e o Papa. Foram "momentos marcantes”, frisou. O sonho desta profissional é ver a presença de mais mulheres operadoras de câmara, e acredita que outras abraçarão a profissão.

Jureuma não esconde a sua felicidade pelo trabalho que faz, mas o seu maior sonho é fazer a cobertura de um jogo de hóquei em patins. Na verdade,  adora cobrir matérias desportivas, que são a sua grande paixão. A primeira jornalista e apresentadora de matérias desportivas foi Zurema Rodrigues, que ainda hoje está na área. Zurema, que tal colocar esse desafio à sua quase xará?

O tempo nos dará a resposta.

Parabéns, guerreiras!

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Gente