Economia

ACREP coloca à venda 37,47 por cento na Bodiva

Nádia Dembene

Jornalista

A operadora petrolífera ACREP lançou, terça-feira, em Luanda, a oferta de venda de 37,47 por cento das acções na Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA).

07/02/2024  Última atualização 07H56
© Fotografia por: DR

As acções começam a ser adquiridas de 19 de Fevereiro a 1 de Março deste ano. A oferta será alienada a um preço unitário, que ronda entre os  75 mil kwanzas como valor mínimo e 91.500 kwanzas o  valor máximo.

É a primeira vez que uma empresa privada do sector de Petróleo e Gás passa a estar cotada na bolsa angolana, realçou o presidente da Comissão Executiva da ACREP.

Adilson Bartolomeu lembrou que o processo de venda deve ser realizado por duas vias. Uma Oferta Pública de Venda (OPV), para 16,63 por cento, representativas de 300 mil acções ordinárias, e outra Oferta Pública de Substituição (OPS), em que são oferecidas 600 mil e 890 acções, representativas  até 24,99 por cento, com o valor nominal unitário de 3.250 kwanzas. De acordo com o PCE da ACREP, a Oferta Pública de Venda (OPV) vai colocar na Bolsa de Valores as acções detidas pelo Banco de Poupança e Crédito (BPC).

A venda das acções do banco de capitais públicos resulta de medidas constantes no Programa de Privatizações (PROPRIV), que o Governo, através do Ministério das Finanças, materializa até 2026.

"Através da OPV, são oferecidas 300 mil acções ordinárias,escriturais e nominativas, com valor nominal unitário de até 16,63 por cento do capital social actual da ACREP, actualmente detidos pelo accionista BPC. Isto é, dos 37,47 por cento das acções postas em oferta, 16,63 por cento pertencem ao Banco de Poupança e Crédito”, disse.

Adilson Bartolomeu referiu que parte do valor arrecadado no processo de entrada em bolsa será destinado a desenvolver o plano de negócio da operadora, co-financiar o programa de pesquisa desenvolvido pela ACREP, bem como investir nos blocos em que opera. Para desenvolver tais projectos, disse, a operadora precisa de um montante  de cerca de 250 milhões de dólares.

"Queremos elevar a empresa para um outro patamar, a nossa meta é produzir 10 mil barris de petróleo por dia”, disse.

A ACREP é uma empresa petrolífera angolana orientada para a qualidade, inovação e responsabilidade sócio-ambiental, gerando de forma prudente e diligente os recursos disponíveis sob critérios de competência profissional.

As actividades de Exploração realizadas pela ACREP datam de 2004, tendo participado na perfuração de quinze (15) poços de pesquisa, com gastos a rondar os 80 mil milhões de dólares.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia