Economia

África defende valorização das ideias de Herbert Wigwe

Após o trágico acidente de helicóptero, ocorrido a 9 de Fevereiro, nos Estados Unidos da América, e que vitimou o bancário Herbert Wigwe, esposa, filho e mais um colega de profissão, o sector bancário africano continua a emitir mensagens de condolências e honras ao que consideram “um exímio” e exemplar empreendedor dos negócios bancários do continente.

27/02/2024  Última atualização 08H59
Bancário morreu em acidente de helicóptero nos EUA © Fotografia por: DR

Herbert Wigwe, esposa e filho devem ser sepultados no dia 10 do próximo mês, mas a perda continua a ser sentida e lamentada.

O Conselho  de  Administração da Access Holdings Plc, a Empresa e que anunciou o falecimento do director executivo do Grupo fundador e antigo director-geral do Grupo da principal subsidiária, o Access Bank Plc difundiu uma mensagem em nome de toda a família "Access” em que lamenta a perda de Herbert, Doreen e Chizi.

"Estendemos as nossas profundas e sinceras condolências à sua família e entes queridos. Herbert Wigwe foi uma força motriz fundamental e uma personalidade muito forte que trouxe a sua paixão, energia e experiência notáveis para a transformação do franchise do Access desde que entrou para o Banco em 2002”, lê-se.

Conforme escrevem, a família Access sofreu uma grande perda com o falecimento de Wigwe, que era um grande amigo e um excelente cavalheiro. Na descrição das qualidades pessoais, relatam que Herbert Wigwe possuía um intelecto prodigioso, qualidades pessoais admiráveis e uma vasta experiência empresarial que trouxe para a família Access e pela qual tem-se uma dívida de gratidão para com ele.

Herbert Wigwe foi fundamental para o crescimento do Access Bank, que co-fundou com o amigo e parceiro de negócios Aigboje Aig-Imoukhuede.

Assumiu o cargo de CEO do Access Bank Group em 2014, concentrando-se na expansão do Banco na Nigéria e em África antes de assumir o comando da Access Holdings em 2022. Sob a sua liderança, o Access Bank conduziu a estratégia africana para se tornar o maior banco de retalho da África Subsaariana por base de clientes.

Recentemente, o grupo adquiriu 99,89 por cento das acções do Finibanco Angola, alterando assim a designação comercial da instituição financeira para Acess Bank Angola.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia