Economia

Africa Global Logistics recebe primeiro navio com carga

Sampaio Júnior | Lobito

Jornalista

A Africa Global Logistics (AGL) recebeu, na terça-feira, no Porto do Lobito, província de Benguela, o primeiro navio com carga no cais do terminal de carga geral.

07/03/2024  Última atualização 11H02
Porto do Lobito funciona como “Porto Senhorio” © Fotografia por: DR
A operação pode ser vista como a formalização das actividades da empresa que está a explorar o terminal Polivalente do Porto do Lobito.

Ao que soube o Jornal de Angola, o navio cargueiro de longo curso é agenciado pela firma Seatrade. Tem 169,37 metros de comprimentos e carrega 6.500 toneladas de arroz no porão. Está atracado desde terça-feira no cais sul onde deve efectuar a descarga.

De realçar que o Porto do Lobito regista este momento histórico, marcado pela mudança para o modelo de gestão Porto Senhorio com esta primeira operação a ser feita pela concessionária AGL no terminal polivalente.

A Africa Global Logistics assinou, recentemente, o contrato de concessão de exploração do Terminal Polivalente de Contentores e Carga Geral do Porto do Lobito, para um período de 20 anos.

A AGL é detida pelo Grupo Mediterranean Shipping Company (MSC Group), que está presente em 49 países. Opera mais de vinte concessões portuárias, contando-se 17 terminais contentores, sete terminais Ro-Ro e dois terminais de produtos florestais, além de duas concessões ferroviárias nos Camarões (Comrail) e na ligação Costa do Marfim e Burkina Faso (Sitorail).

No contrato de concessão com a gestão do Porto do Lobito, a AGL assumiu manter os postos de trabalho e a implementar um plano de treino e formação, visando, em especial, garantir a formação e capacitação dos trabalhadores nacionais afectos ao terminal. Também faz questão de inserir quadros angolanos de nível médio e superior na gestão, conforme a legislação em vigor sobre investimento privado e fomento do trabalho nacional.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia