Economia

AGT cadastra quatro milhões de contribuintes

Massoxi Paxe

A Direcção de Arrecadação da Administração Geral Tributária (AGT) cadastrou de forma automática, de Junho de 2023 a Fevereiro de 2024, três milhões 744 mil e 365 contribuintes nacionais.

28/02/2024  Última atualização 11H11
Carla Almeida afirma que há ainda cidadãos que “resistem” em cumprir suas obrigações fiscais © Fotografia por: Luis Damião | Edições Novembro
A informação foi avançada ontem, em Luanda, ao Jornal de Angola, pela chefe do departamento da referida instituição, Carla Almeida.

Ao abordar a "Campanha de Actualização em Massa do Cadastro Oficioso", Carla Almeida explicou que o procedimento tem como base os dados do Bilhete de Identidade do cidadão, os quais são partilhados com o Ministério da Justiça, no âmbito das parcerias existentes entre as duas entidades.

Segundo a chefe de departamento da AGT, a acção, promovida pela própria administração geral, visa o cadastramento inicial de contribuintes individuais ou corporativos que, até o momento, não tenham cumprido de forma voluntária com as suas responsabilidades tributárias, como a obtenção do seu Número de Identificação Fiscal (NIF).

"Nas situações envolvendo indivíduos, devido à falta compreensível, ao compararmos a nossa base com o número estimado de cidadãos, registamos uma redução no número de contribuintes cadastrados. Por esse motivo, recorremos ao actual programa destinado a cidadãos nacionais e estrangeiros", afirmou, acrescentando ser importante realizar esse procedimento de forma automática, não só devido à atribuição da AGT, mas também para ampliar a base de cadastro de tributação.

A chefe do Departamento da Direcção de Cadastro e Arrecadação destacou ainda que a mencionada campanha, iniciada em Junho do ano passado, é uma actividade contínua, "pois muitos cidadãos ainda "resistem” em cumprir as suas obrigações fiscais.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia