Economia

AGT prevê cadastrar 500 operadores económicos na cidade de Menongue

A repartição fiscal da Administração Geral Tributária (AGT) de Menongue, província do Cuando Cubango, prevê arrecadar mais de 500 milhões de kwanzas com o cadastramento de cerca de 500 operadores económicos, durante a “Operação Informais”.

06/02/2024  Última atualização 07H14
Técnicos da AGT estão a desenvolver trabalhos de sensibilização © Fotografia por: Edições Novembro

A informação foi avançada ontem, na cidade de Menongue, pelo director da 6ª Região Tributária, Hélio Nzage, que acrescentou que a operação resulta do facto de existir a nível da província do Cuando Cubango um elevado número de comerciantes que exercem as suas actividades sem o cumprimento das obrigações fiscais.

Hélio Nzage disse que com esta campanha, a AGT pretende dialogar cada vez mais com os operadores económicos, tendo acrescentado que o  trabalho da "Operação Informais” visa, inicialmente, a sensibilização, onde se pretende visitar todos  os estabelecimentos comerciais.

Sem uma data para o seu término, explicou que depois de os técnicos da AGT concluírem os trabalhos de monitoria dos estabelecimentos comerciais, e se detectarem eventuais anomalias, os agentes económicos terão oito dias para regularizarem a situação junto da Repartição Fiscal de Menongue.

"Numa primeira fase, estamos a trabalhar nos mercados informais, mas pretendemos alargar a todos os estabelecimentos comerciais, inclusive aqueles que estão na via pública”, disse.

Fez saber que os técnicos da AGT estão a deixar um documento nos estabelecimentos comerciais para que os proprietários possam preencher e depois dirigirem-se à Repartição Fiscal de Menongue num período de oito dias para aferir-se a conformidade daquilo que são as suas obrigações para com o fisco.

Segundo o director da 6ª Região Tributária da AGT, a instituição que dirige partirá para outros métodos de actuação caso os operadores económicos não cumpram com as suas obrigações fiscais.

 
Arrecadação de receitas

Hélio Nzage disse que a AGT a nível do Cuando Cubango arrecadou, no ano transacto, mais de 1,2 mil milhões de kwanzas de cobranças de impostos, a Repartição Fiscal de Menongue e nos postos aduaneiros de Catuitui, Cuangar, Calai, Dirico e Mucusso.

Disse que durante o período em referência, a Repartição Fiscal de Menongue arrecadou cerca de 80 por cento do valor.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia