Economia

AIE prevê procura mais fraca em 2024

Ao contrário da OPEP, o director executivo da Agência Internacional de Energia (AIE) afirmou, ontem, que a oferta de petróleo será “mais que suficiente” para atender a procura global em 2024, durante a entrevista no podcast Bloomberg Talks. De acordo com Fatih Birol, a ausência de maiores conflitos geopolíticos ou eventos climáticos extremos deve manter o mercado de petróleo “confortável”, resultando em moderação dos preços ao longo do ano.

14/02/2024  Última atualização 12H58
A procura será de 1,2 a 1,34 milhões de barris © Fotografia por: DR
Birol prevê que a procura será significativamente mais fraca em 2024, em comparação com o ano passado.

"A procura global será de aproximadamente 1,2 a 1,34 milhões de barris por dia neste ano, devido à desaceleração do crescimento da China – o catalisador mais importante de petróleo do mundo – e a electrificação do sistema de transportes, com veículos eléctricos”, projectou.

E ainda estimou que a procura de combustíveis fósseis atingirá o pico antes de 2030, tendo em vista o avanço mais rápido do que o esperado na transição para a energia limpa.

Sobre os conflitos no Médio Oriente , Birol comentou que não vê pressão sobre os maiores produtores da região. "Agora, se houver uma escalada ou o envolvimento de um desses países, os preços de energia podem aumentar e gerar choques para a economia global”, disse.

Do contrário, a oscilação dos preços de petróleo no nível actual devem ser consistentes com a estabilidade da inflação global, previu.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia