Economia

Angola atenta às oportunidades de financiamento internacional

O secretário de Estado para as Finanças e Tesouro, Ottoniel dos Santos, ressaltou, quinta-feira, no Dubai, a importância das três linhas principais de financiamentos anunciadas pelo NBD (Novo Banco de Desenvolvimento).

15/02/2024  Última atualização 11H45
© Fotografia por: DR
Uma delas consiste em apoiar os países em desenvolvimento, dando-lhes financiamento em moeda local, potenciar os mercados domésticos dos países membros, através de emissão de instrumentos financeiros, principalmente de dívida em moeda local, assim como apoios institucionais para a garantia ou diminuição de percepção de riscos.

O governante, que participa na 11ª edição da Cimeira Mundial dos Governos,  que decorre no Dubai, sob o lema "Moldando os governos do futuro”, considerou positiva a presença de Angola, visto que ajuda a perceber das instituições multilaterais presentes na Cimeira as oportunidades de financiamento disponíveis.

O secretário de Estado para as Finanças e Tesouro, que faz parte da delegação angolana chefiada pela Ministra da Educação, Luísa  Grilo, acompanha a tendência dos governos relativamente aos temas ligados à  transformação digital (Inteligência Artificial)  e como se estão a financiar, quer a nível dos mesmos, quer dos respectivos actores do sector privado.

Segundo um nota de imprensa da Embaixada de Angola em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, o governante angolano enfatizou a intervenção da presidente do NBD (Novo Banco de Desenvolvimento), a ex-presidente da República do Brasil, Dilma Rousseff, que afirmou na terça-feira que os BRICS – grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egipto, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irão – já representam 31,5 por cento do Produto Interno Bruto global, superando os 30,8 por cento do G7 (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido, além da União Europeia).

Participação

A declaração da presidente do Banco dos BRICS se deu durante a participação no World Government Summit, no Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

A Cimeira Mundial dos Governos no Dubai, que encerrou ontem, contou com a presença de mais de 25 líderes mundiais, 140 governos, 85 organizações internacionais e 4.000 participantes.

O evento acolheu 110 diálogos e sessões interactivas com mais de 200 palestrantes proeminentes, incluindo Presidentes, ministros e visionários, bem como 23 reuniões ministeriais e sessões executivas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia