Economia

Angola e Côte d'Ivoire estreitam relações nas cadeias de cacau e café

JA Online

Uma delegação do Ministério da Agricultura e Florestas, chefiada pelo secretário de Estado para a Agricultura e Pecuária, João da Cunha, trabalhou em Abidjan, na Côte d'Ivoire, de 13 a 17, do mês em curso, soube, este sábado, o JA Online através de uma nota.

17/02/2024  Última atualização 23H36
Cedida pela Embaixada de Angola na Côte d'Ivoire
Segundo a nota de imprensa da Embaixada de Angola na Côte d'Ivoire, a visita da delegação angolana enquadrou-se no estreitamento das relações bilaterais entre os dois países nas cadeias de valor de cacau e de café.

Na ocasião, a delegação angolana foi recebida em audiência pelo embaixador de Angola na Côte d'Ivoire, Domingos Pacheco, com quem abordou questões de interesse mútuo relativas à cooperação bilateral nos domínios da Agricultura. 

Durante a visita, João da Cunha manteve, também, um encontro com o ministro de Estado e ministro da Agricultura e do Desenvolvimento Rural daquele país, Adjoumani Kouassi Kobenan. 

O documento refere, igualmente, que as equipas técnicas de ambos países deliberaram os sectores de interesse mútuo susceptíveis à inclusão no projecto documental para a assinatura posterior de acordos de cooperação nos domínios do cacau e café.

A delegação angolana visitou, ainda, o Centro de Investigação daquele país, com o objectivo de constatar e perceber melhor a dinâmica técnica e a abrangência evolutiva da economia ivoirense no domínio da produção de café, cacau, palmeira de dendém e outros produtos agrícolas de consumo. 

Comissão Mista Bilateral 

Neste particular, a delegação angolana manteve ainda um encontro com o secretário-geral do ministro dos Negócios Estrangeiros, Integração Africana e Comunidade Ivoirense no Exterior, durante o qual o governante angolano e o embaixador Domingos Pacheco trocaram impressões sobre a importância e a premência da realização, em breve, da Comissão Mista Bilateral entre Angola e Côte d'Ivoire, marco decisivo para assinatura dos instrumentos jurídicos para conformar e revitalizar uma cooperação mutuamente vantajosa.

"O governante angolano aproveitou o ensejo para agradecer a hospitalidade e a forma cordial com que a  sua delegação foi  acolhida, mostrando-se convencido e esperançado de que as relações entre ambos países estarão indubitavelmente no caminho certo", refere o comunicado. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia