Economia

Angola: Missão do FMI elogia progressos na área fiscal

Uma missão de desenvolvimento de capacidades do Departamento de Assuntos Fiscais (FAD) do FMI visitou Luanda, durante o período de 6 a 17 de Novembro de 2023, para prestar aconselhamento sobre política fiscal e reformas administrativas para modernizar e melhorar o sistema de impostos sobre o rendimento.

07/02/2024  Última atualização 08H04
© Fotografia por: DR

Conforme divulgada pela página institucional do Fundo Monetário Internacional (FMI), a missão recomendou passar de uma abordagem altamente fragmentada para uma abordagem mais unificada à tributação do rendimento, com todos os rendimentos do trabalho agregados ao longo do ano e tributados ao abrigo de um calendário fiscal progressivo comum.

A missão apontou oportunidades para melhorar as abordagens de cumprimento do imposto sobre o rendimento, nomeadamente através do desenvolvimento de capacidades para gerir incentivos fiscais e riscos internacionais.

De acordo com o FMI, a Administração Geral Tributária (AGT) fez bons progressos no alargamento da declaração electrónica, pelo que agora não só é capaz de identificar os contribuintes que não apresentam declarações de imposto sobre o rendimento, mas também de identificar montantes que não foram pagos atempadamente e gerar rapidamente a procura de avisos de pagamento.

Admite, também, que as inspecções estão, gradualmente, a transitar da verificação de obrigações formais para a revisão ou auditoria adequada de obrigações substanciais, mas a detecção de inconsistências e discrepâncias na auto-avaliação do imposto sobre o rendimento utilizando dados de terceiros ainda deve ser reforçada.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia