Economia

Angola mostra potencialidades na Feira Internacional de Minas

Ana Paulo

Jornalista

Angola vai participar na 30.ª edição da Conferência Internacional sobre a Mineração em África com mais de 10 empresas do sector diamantífero e não-diamantífero, com o objectivo de captar investimento estrangeiro para projectos inovadores.

03/02/2024  Última atualização 08H25
Projectos de investimento sustentáveis serão apresentados aos investidores estrangeiros © Fotografia por: DR
O evento, que vai decorrer de 5 a 8 do mês em curso, na Cidade do Cabo, África do Sul, terá como lema "Abraçar o poder da disrupção positiva, um novo futuro ousado para a mineração africana”.

A delegação angolana será liderada pelo ministro dos Recursos Minerais, Petróleos e Gás, Diamantino  Azevedo, que estará acompanhado das principais empresas participantes  do subsector diamantífero, nomeadamente Endiama, Sodiam, Endiama Mining, Catoca, Luele, Chitotolo, Furi e Kaixepa, assim como  empresas do subsector não-diamantífero como AJ Silva, Geosondas, HM Granitos, Minbos e Shining Star.

Em declarações à imprensa no âmbito do evento, a administradora e coordenadora da participação de Angola na Conferência Internacional Mining Indaba, Ana Feijó, informou que está reservado  para cada país dois stands,  dos quais um vai representar  o potencial mineiro e o segundo reservado para a ilustração do  potencial dos diamantes angolanos.

Com esta oportunidade de participação, destacou Ana Feijó, Angola  tem como principal foco a captação de investidores estrangeiros, assim como também promover o potencial que cada  país participante tem de melhor para oferecer.

"Vamos gizar esforços não só para atrairmos investimento privado, mas pretendemos beneficiar das conferências, seminários, encontros B2B, e outros acontecimentos durante a actividade”, ressaltou  Ana Feijó.

Projectos

Os programas desenvolvidos no sector diamantífero serão a prioridade da delegação angolana no certame.  Ana Feijó  garantiu que serão levados dois projectos diamantíferos, principalmente os projectados pela  Endiama, que tem já projectos em execução e que precisam de financiamento.

A título de exemplo, explicou Ana Feijó, no leque de projectos existentes, sobretudo , em prospecção e outros em actividade, alguns precisam de reforço de grandes financiamentos,e há ainda outros que precisam de poucos investimentos, isto é, uns com cerca de 20 milhões de dólares e outros ultrapassam estes números.

"Nas edições passadas levamos sempre dois projectos, e esta não será diferente”, frisou Ana Feijó, destacando que, além dos dois projectos, existem também os  projectos aluvionares.

Ana Feijó indicou como exemplos de projectos do sector que não precisam de financiamento os da multinacional Rio Tinto,  que se encontram já  numa fase avançada de execução, ou seja, decorrem a bom ritmo trabalhos de prospecção de outros mineiros fora dos diamantes.

"Neste caso já não precisamos de solicitar investimentos, porque além de estarem numa fase de execução avançada, também estão em negociação outras áreas de exploração mineira”, esclareceu.

Quanto aos próximos projectos , indicou o de Camafuca Camazambo, que é o maior kimberlito no país, e quiçá a nível mundial, que seguramente vai precisar de investidores com grande capacidade financeira e técnica, para  que seja alavancado.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia