Economia

Angola na conferência da Organização Mundial do Comércio em Abu Dhabi

JA Online

Uma delegação angolana, liderada pelo ministro da Indústria e Comércio, Rui Miguêns, participa na 13.ª Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC), desde segunda até quinta-feira, em Abu Dhabi.

27/02/2024  Última atualização 10H56
Angola na conferência da Organização Mundial do Comércio em Abu Dhabi © Fotografia por: Direito Reservado

O encontro mundial, que arrancou segunda-feira na cidade dos Emirados, avalia as políticas e programas comerciais dos 164 países membros e conta com vários ministros, chefes de delegações dos países participantes e representantes de organizações económicas e comerciais internacionais.

Nesta reunião de que o país é membro de pleno direito da OMC decorrem, igualmente, discussões sobre vários temas, entre os quais a exploração dos recursos marinhos, como os países de maneira coordenada e planeada podem fazer uso dos recursos marinhos de forma sustentada sem que isso represente um risco para a extinção dos mesmos.

A conferência está a discutir, também, as regras e regulamentos que regem as actividades comerciais globais, trocar ideias e visões sobre soluções apropriadas para os desafios enfrentados pelo comércio internacional, assim como explorar maneiras de promover o desenvolvimento económico.

Nas discussões especializadas à margem da Assembleia da OMC, Angola apresentou, ainda, diversas preocupações nas quais se destacam a inclusão num dos artigos formulados pela OMC da Pesca Artesanal como um elemento essencial para a manutenção da economia nacional e a salvaguarda dos interesses das famílias que vivem da actividade pesqueira, avançou uma nota da Embaixada de Angola em Abu Dhabi, no Facebook.

A Conferência Ministerial é o mais alto órgão deliberativo da OMC que regula e facilita o comércio global e é a única organização que representa 98% do comércio global e do PIB global.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia