Economia

Angola na Conferência Mundial sobre o Comércio

Uma delegação angolana, chefiada pelo ministro da Indústria e Comércio, Rui Miguéns, participa, até 29 deste mês, na 13ª Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC), em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos.

28/02/2024  Última atualização 11H15
Rui Miguéns, ministro da Indústria e Comércio © Fotografia por: DR
O encontro mundial avalia as políticas e programas comerciais dos 164 países membros e conta com a presença de vários ministros, chefes de delegações dos países participantes e representantes de organizações económicas e comerciais internacionais.

A Conferência Ministerial é o mais alto órgão deliberativo da OMC, que regula e facilita o comércio global e é a única organização que representa 98% do comércio  mundial e do Produto Interno Bruto (PIB) do Planeta.

Rui Miguéns considerou positiva a participação de Angola nos encontros da OMC, que reúne vários líderes e tomadores de decisão de todo o mundo, com vista a mobilizar consenso sobre questões-chave de urgência, para estimular o comércio global, tendo avançado que as contribuições do país junto daquela organização internacional foram acolhidas.

Esta conferência está a discutir as regras e regulamentos que regem as actividades comerciais globais, trocar ideias e visões sobre soluções apropriadas para os desafios enfrentados pelo comércio internacional, assim como explorar maneiras de promover o desenvolvimento económico.

Para tal, no encontro decorrem discussões de vários temas, entre os quais a exploração dos recursos marinhos, bem como de que forma os  países de maneira coordenada e planeada podem fazer uso dos recursos marinhos de forma sustentada, sem que isso represente um risco para a extinção dos mesmos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia