Economia

Angola na Reunião de Ministros do G20

A cidade brasileira do Rio de Janeiro acolhe, a partir desta quarta-feira, a primeira reunião de ministros das Relações Exteriores do G20, grupo das maiores economias do mundo.

21/02/2024  Última atualização 01H01
© Fotografia por: Cedida pela Embaixada de Angola no Brasil
A delegação angolana, que participa no evento, na qualidade de observador, é chefiada pelo ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, e integrada pelo secretário de Estado da Cooperação e Comunidades, Custódio Vieira Lopes, o embaixador de Angola no Brasil, Manuel Bravo, entre outras entidades.  

À margem da reunião que encerra quinta-feira e tem como intuito concertar e alinhar estratégias de actuação, bem como a preparação de encontros bilaterais, José de Lima Massano orientou nesta terça-feira, um briefing, no qual participaram membros da delegação angolana, tendo igualmente visitado as instalações do Consulado Geral de Angola no Rio de Janeiro. 

De acordo com uma nota da Embaixada de Angola no Brasil, ainda nesta terça-feira, o ministro de Estado para a Coordenação Económica manteve, na Marina da Glória, local do evento, um encontro de cortesia com o ministro brasileiro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

O encontro do G20, no Rio de Janeiro, tem no centro da agenda a reforma de governação global e os conflitos internacionais, com particular destaque para as guerras da Ucrânia e de Gaza.

Enquanto presidente do G20, o Brasil estabeleceu como prioridades a inclusão social, o combate à fome e à pobreza, a promoção do desenvolvimento sustentável e a reforma das instituições de governação global.

O Grupo dos Vinte (G20) reúne as 19 maiores economias do mundo, além da União Europeia e, a partir deste ano, a União Africana, cuja principal atribuição é apoiar o crescimento e o desenvolvimento por meio da arquitectura financeira internacional e de governação nas grandes questões económicas globais. 

Integram a organização a África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos da América, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia.

Actualmente, o G20 é presidido pelo Brasil, que deverá terminar o mandato em Novembro, depois da realização da cúpula dos Chefes de Estado e de Governo, na cidade do Rio de Janeiro.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia