Cultura

Apresentação de dois livros antecipa festividades do Bengo

Edvaldo Lemos | Caxito

Jornalista

“Os Bantu na Visão de Mafrano”, de Maurício Francisco Caetano, e “Contribuições para a Prevenção da Criminalidade em Angola”, de autoria de Adriano Pascoal Ferreira, são os livros publicados este sábado, em Caxito, para saudar os 44 anos da província do Bengo, que se comemora no dia 26 do corrente mês.

23/04/2024  Última atualização 09H20
© Fotografia por: DR

No quadro das festividades em alusão a data, o Largo 10 de Dezembro, em Caxito, foi palco da apresentação e sessão de venda e assinaturas autográfos dos livros.

A obra de Maurício Caetano, "Os Bantu na Visão de Mafrano”, é um estudo antropológico sobre a cultura Bantu. O livro foi apresentado pelo neto do autor, João Ramos Casmiro.

A segunda obra "Contribuições ara a Prevenção da Criminalidade em Angola”, publicada na editora Maria Luísa, foi apresentada pelo próprio autor do livro.

O livro aborda a problemática da criminalidade numa perspectiva multifacética, em torno dos elementos como crime, delinquência e o controlo social.

O autor Adriano Ferreira disse que mostrou-se preocupado com o crescimento da criminalidade na província, sobretudo no país. "Este é a minha contribuição para o melhoramento da situação que retrata, especificamente, como combater o fenómeno. Estou muito satisfeito por esse momento, acredito que este livro é uma grande contribuição para o combate a criminalidade no país”, disse.

A província do Bengo surgiu na proposta da divisão administrativa de 1980, onde foram integradas algumas localidades das províncias de Kwanza Norte, Zaire, Uige e Luanda. Actualmente, está constituída por seis municípios, nomeadamente, Bula Atumba, Dande, Ambriz, Dembos, Pango Aluquem e Nambuangongo. A sede administrativa é a vila de Caxito, localizada no município do Dande.


 

 


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura