Economia

Banco BAI anuncia lucros de 200 mil milhões

Os lucros do Banco Angolano de Investimentos (BAI) cresceram 99 por cento, em 2023, ascendendo para 200 mil milhões de kwanzas face aos 100 mil milhões do ano precedente, de acordo com números revelados ontem, em Luanda, pelo presidente da Comissão Executiva da instituição financeira.

29/03/2024  Última atualização 14H07
Presidente da Comissão Executiva do BAI, Luís Lelis © Fotografia por: DR
Luís Lelis disse, na apresentação do Relatório de Gestão e Contas do Banco, que o resultado deve ser atribuído ao crescimento de seis por cento da margem financeira, para 201 mil milhões de kwanzas em 2023, acima dos 189 mil milhões de kwanzas gerados no exercício homólogo de 2022.

O crescimento da margem financeira (a diferença entre os juros cobrados pelos créditos concedidos e os juros pagos)  foi impulsionado pelo aumento dos juros de títulos e valores mobiliários e de crédito a clientes, apontou o presidente da Comissão Executiva. 

Associado a isso, no ano passado, a margem complementar (a soma de comissões líquidas, resultados em operações financeiras e outros resultados de exploração), atingiu 191 mil milhões de kwanzas, crescendo 100 por cento em relação aos 75 mil milhões de kwanzas observados no ano de 2022, reflectindo o aumento dos resultados da negociação de instrumentos financeiros, bem como dos produtos de prestação de serviços financeiros.

"Os resultados foram construídos muito à volta das negociações dos instrumentos financeiros. Por isso, ajudaram significativamente o alcance dos objectivos”, declarou Luís Lelis, que também anunciou um crescimento de 49 por cento do produto bancário, para 392 mil milhões de kwanzas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia