Economia

Banco BIC dá 500 mil milhões em créditos ao sector produtivo

Justino Victorino | Huambo

Jornalista

Mais de 500 mil milhões de kwanzas foram financiados pelo Banco BIC, de 2012 até agora, para apoiar projectos dos empresários ligados ao sector produtivo.

18/04/2024  Última atualização 11H48
Administrador para a Área Comercial do Banco BIC, Jorge Veigas © Fotografia por: Joaquim Armando | Edições Novembro

A informação foi avançada pelo administrador para área comercial do BIC, Jorge Veigas, durante um encontro com os empresários e operadores económicos da província do Huambo, que teve como objectivo esclarecer os diferentes pacotes de créditos disponíveis e as suas linhas de financiamento.

Em declaração ao Jornal de Angola,  no recente fórum BIC-RNA, realizado na passada sexta-feira, no Huambo, o responsável fez saber que, dentro das suas políticas, o banco BIC vai continuar a dinamizar a capacidade da sua carteira de investimentos para apoiar os empresários do sector produtivo em todo país, e de modo particular da província, com vista a aumentar o fomento da produção de alimentos em grande escala, nas áreas da agricultura, pecuária, pescas e  indústria.

Jorge Veigas assegurou que a instituição financeira tem condições disponíveis para apoiar e criar oportunidades aos empresários agrícolas, para que possam desenvolver os seus negócios inseridos na cadeia produtiva, por via de políticas de linha de crédito, com vista à diversificação da economia nacional.

O BIC, ressaltou,  é um dos bancos que mais créditos concede à Economia Real, no mercado nacional, onde o sector da Agricultura representa 30 por cento de todo investimento que é financiado pela instituição bancária.   

O administrador para área comercial explicou que, a instituição tem como objectivo motivar os empresários nacionais e estrangeiros, no sentido de poderem alavancar a economia, porque Angola precisa urgentemente de substituir as importações. 

Para o alcance da substituição das importações, Jorge Veigas percebe que deve haver mais pessoas envolvidas na produção agrícola bem como noutros sectores chave da indústria produtiva.     

Na sua intervenção, sublinhou que os empresários do sector agrícola podem contar com financiamento do banco, em função dos seus projectos a serem remetidos na banca, mas acrescentou que, o investidor deve ter a consciência de que, ao assumir um compromisso com o banco, tem também de se esforçar para pagar o dinheiro pedido.   

O administrador para a área comercial deu a conhecer que no Huambo, em 2023 o banco recebeu apenas um projecto ligado à produção de leite, queijos e iogurtes, financiado no valor de 650 milhões de kwanzas. 

Para o sector agrícola, foram desembolsados, no ano passado, 31 mil milhões de kwanzas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia