Economia

Banco da Turquia prevê queda da inflação a partir de Junho

A inflação na Turquia, que está em 64,9 por cento em termos homólogos, deverá continuar a subir até Maio, e voltará a cair rapidamente, previu, ontem, o novo governador do banco central turco, Fatih Karahan.

10/02/2024  Última atualização 13H38
Banco da Turquia © Fotografia por: DR
"A inflação atingirá o pico em Maio e o declínio começará, no segundo semestre de 2024", disse Karahan na primeira conferência de imprensa desde a sua nomeação no sábado passado.

O governador manteve a previsão de uma inflação média anual de 36 por cento em 2024 e de 14 em 2025, mas ressalvou que o valor para o ano em curso poderá situar-se entre 30 e 42  para 2025 entre 7 e 21 por cento.

"Em 2026, espera-se que a inflação desça para um único dígito em 9 por cento e, a médio prazo, atingirá a estabilidade no nosso objectivo de 5 por cento", acrescentou Karahan.

A inflação prevista para a Turquia em 2023 é de longe a mais elevada e a única acima de 10 por cento entre os 38 países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

Karahan observou que as taxas de juro do banco central, que se situam em 45 por cento desde a última subida de 2,5 em Janeiro passado, já atingiram o nível necessário para garantir a redução da inflação.

"Isto mostra que a contenção financeira funcionou. Nesta fase, não vemos a necessidade de uma subida adicional das taxas. No caso de as perspectivas (de inflação) se alterarem, reveremos esta decisão", acrescentou o economista.

Karahan substituiu na semana passada Hafize Gaye Erkan, que tinha iniciado um aumento progressivo das taxas de juro, que quintuplicaram de 8,5 para 45 por cento desde Junho.

Karahan demitiu-se no sábado passado, invocando como motivo uma campanha contra a sua honra, com acusações de peculato.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia