Economia

Banco Nacional de Angola anuncia aumento dos juros

Edvaldo Lemos | Caxito

Jornalista

A taxa directora de juro sobe de 18 para 19 por cento depois de o Banco Nacional de Angola (BNA) ter decidido, sexta-feira, um aumento generalizado dos juros no fim de uma reunião do Comité de Política Monetária (CPM) de dois dias, realizada em Caxito, Bengo.

16/03/2024  Última atualização 11H17
Governador do BNA (à esquerda) e o vice-governador anunciam as decisões do CPM © Fotografia por: DR
Os aumentos foram anunciados em conferência de imprensa realizada no fim da reunião, onde o governador do BNA apontou, também, para a subida da taxa de juro da facilidade permanente de cedência de liquidez de 18,5 para 19,5 por cento, e da taxa de juro de absorção de liquidez de 17,5 para 18,5 por cento.

Manuel Tiago Dias explicou estas decisões pela "persistência de pressões inflacionistas na economia”, declarando que as medidas foram tomadas como forma de contribuir para o controlo da liquidez em circulação.

O governador discorreu sobre a evolução recente da inflação, destacando que o aumento mensal de 2,58 por cento de Dezembro ficou a dever-se à subida verificada na classe "alimentação e bebidas não alcoólicas", correspondente a cerca de 70 por cento da inflação observada no período. Em termos homólogos, a inflação atingiu 24 por cento em Fevereiro.

Segundo o responsável do BNA, o comportamento dos preços dos alimentos resulta essencialmente da redução da oferta dos produtos de amplo consumo, tendo em conta a redução das importações em -18,6 por cento em Fevereiro e a insuficiência da produção interna.

"A nossa expectativa é que rapidamente se corrija o desequilíbrio entre a oferta e a procura”, disse, sublinhando que a produção interna de bens está muito abaixo da taxa de crescimento da população e não tem sido compensada pelas importações, que também registam uma queda muito acentuada, acima dos 30 por cento.

"Precisamos de encontrar mecanismos para que se corrijam estes desequilíbrios”, reforçou.

Com base nas informações actuais, o governador do BNA estimou que, a partir do segundo semestre, as taxas de inflação mensais se situem abaixo das registadas no ano passado e se verifique uma tendência de desaceleração homóloga que conduza às previsões de 19 por cento de inflação no final do ano.

O governador do BNA declarou que o stock de crédito à economia em moeda nacional atingiu 4,6 biliões de kwanzas, no mês de Fevereiro, aumentando em 69 mil milhões de kwanzas nos primeiros dois meses do corrente ano.

Manuel Tiago Dias adiantou, ainda, que o valor das reservas internacionais fixou-se em 14,2 mil milhões de dólares norte-americanos em Fevereiro, que corresponde a um grau de cobertura de 7,2 meses de importação de bens e serviços.
*Com agências

Novas notas em circulação

O governador do banco central referiu ainda a entrada em circulação de novas notas de mil e dois mil kwanzas, anunciando para breve novas notas de cinco mil kwanzas, desmentindo a existência de volumes elevados de contrafacção.

"No ano passado, temos registo de 2.500 notas contrafeitas", indicou, afirmando que estão em circulação mais de 500 milhões de notas.

O vice-governador, Pedro Castro e Silva, questionado sobre o aumento das taxas para levantamento de dinheiro através dos Terminais de Pagamento Automático (TPA), adiantou que a decisão foi tomada para compensar os investimentos dos comerciantes nestes terminais.

Em 2023, foram feitos mais de 400 mil levantamentos através dos TPA, um crescimento de mais de mil por cento, destacou, salientando que também a rede de caixas automáticas continua a ser alargada.

No ano passado, existiam 3.548 caixas automáticas em todo o país, correspondendo a um aumento de 11 por cento face a Dezembro de 2022.

"Vamos continuar a observar filas, mas é nossa expectativa que a pressão será menor à medida que formos aumentando" o número de ATM, frisou o responsável.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia