Economia

Bancos fixam o dólar nos 828 kwanzas

Regina Handa

Dezanove de 21 bancos comerciais angolanos listados na tabela do Banco Nacional de Angola (BNA) sobre as taxas do mercado cambial, de terça-feira, tinham fixados um valor de 828 kwanzas por cada dólar na compra.

14/02/2024  Última atualização 12H35
BNA coloca à disposição 300 milhões de dólares © Fotografia por: Vigas da Purificação| Edições Novembro
Os outros dois bancos estebeleceram taxas de 826 e 838 kwanzas.

Já no processo de compra (aquele em que o cliente quer transformar kwanzas em divisas), a tabela mostra maior variação entre todos.

O mínimo cobrado foi de 840 kwanzas e o máximo 886 kwanzas.

A variação média do câmbio de compra e venda de dólares na banca comercial situou-se nos 0,05 por cento.

Para o caso do Euro, o preço de compra mostrou-se mais variável nos diferentes bancos comerciais. A taxa predominante foi a de 891 kwanzas. Ainda assim, a mais baixa verificada foi de 886 kwanzas e a mais alta de 926 kwanzas.

Já a variação média do Euro foi estimada em 0,12 por cento.

Recentemente, o BNA reiterou o princípio da independência do mercado cambial angolano. Nele, reafirmou, as taxas são determinadas pela procura e oferta sem a interposição de taxas administrativas por parte do regulador, contrariando quaisquer idicações nesse sentido.

Novas vendas

Conforme divulgado pelo Jornal de Angola na sua edição de ontem, e com base no comunicado do BNA, a partir de hoje o Banco Central disposnibiliza 300 milhões de dólares aos bancos comerciais para venda ao mercado.

Trata-se de um expediente de politica monetária, no qual o BNA opera como representante do tesouro Nacional, que disponibiliza os valores para a referida operação.

Conforme indicou na nota divulgada, os referidos valores ficam à disposição dos bancos ao longo da semana até que se esgotem. Os bancos têm vários instrumentos de gestão cambial para poderem aceder aos referidos leilões a serem realizados diariamente por via da plataforma Bloomberg.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia