Economia

Benguela: Salineira vai produzir 50 mil toneladas/ano

Arão Martins / Benguela

Jornalista

A “Salinas Tchicamby”, em Benguela, promete produzir um mínimo de 50 mil toneladas de sal todos os anos.

07/02/2024  Última atualização 07H59
Ministra Carmen do Sacramento prestigiou o acto inaugural © Fotografia por: DR

A unidade de produção foi aberta, ontem, na zona do Chamume, município da Baía-Farta, na província de Benguela, pela ministra das Pescas e Recursos Marinhos.

Carmen do Sacramento Neto cortou a fita e percorreu demoradamente a unidade de produção de sal, cujas obras de implantação começaram em 2022, por via de financiamento do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA).

É um investimento de raiz, localizado na Cidade do Sal – Chamume, 22 quilómetros a Sul da cidade de Benguela, e com uma superfície de 280 hectares. Tem capacidade instalada para produzir, na primeira fase, 4.200 toneladas por mês.

O Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) desembolsou um valor de investimento de dois mil milhões de kwanzas, sendo que a nova salina gerou, na primeira fase, 455 postos de trabalho, sendo 320 directos e 135 indirectos.

Durante a inauguração, a ministra das Pescas e Recursos Marinhos, Carmen do Sacramento Neto, referiu que, do ponto de vista estratégico, é mais um projecto a ser apoiado pelo Corredor do Lobito, para o escoamento da produção aos países vizinhos e não só.

A ministra entende ser momento de o  maior colaboração e envolvimento dos produtores de sal num trabalho lado-a-lado com o Ministério, a fim de encontrarem soluções para o aumento da produção e qualidade do sal do país e, assim, evitar as importações que ainda se verificam.

 
Produção nacional

Para a ministra, o empresário Sebastião Custódio, proprietário da unidade fabril, traz com o apoio do Banco de Desenvolvimento Angola (BDA) a dimensão do poder fazer e contribuir no aumento da produção nacional, criando com isso empregos nas comunidades. Disse ainda que os empregos são potenciados quer de forma directa, quer de forma indirecta. Estes trazem consigo uma perspectiva de aumento da produção do sal, que muito interessa do ponto de vista da sustentabilidade.

"Este tipo de instalação, que são as Salinas Tchicamby, acaba por ser a nossa visão de futuro. Esta é a nossa perspectiva de empreendedorismo e a definição do acesso à oferta de crédito que o BDA representa em termos de banco de desenvolvimento”, disse.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia