Economia

BM disponibiliza mais de três mil milhões de dólares

O Banco Mundial vai disponibilizar mais de três mil milhões de dólares para a primeira fase do programa de resiliência dos sistemas alimentares em África, assegurou, quinta-feira, em Addis Abeba, a comissária da União Africana para a Agricultura, Desenvolvimento Rural, Economia Azul e Ambiente Sustentável.

02/02/2024  Última atualização 09H54
Comissária da União Africana Josefa Correia Sacko © Fotografia por: DR
Josefa Correia Sacko avançou a informação ao presidir ao acto de lançamento do programa promovido pela Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento da África Oriental (IGAD, na sigla em inglês).      

"Em resposta às nossas preocupações, o Banco Mundial cumpriu o prometido, ao desenvolver dois grandes programas de segurança alimentar e resiliência. Trata-se de investimentos de abordagem multifaseada, valor que vai ser empregado em toda a África Ocidental, Oriental e Austral”, garantiu.

Segundo a diplomata angolana, o objectivo comum é aumentar a resiliência dos sistemas alimentares da região, colocando assim todas as pessoas, incluindo as mais vulneráveis, na via de um acesso fiável a alimentos adequados, seguros e nutritivos, melhorando simultaneamente os meios de subsistência rurais e os ecossistemas saudáveis.

Josefa Sacko admitiu existirem "pontos críticos” na região, onde o problema se está a agravar a um ritmo mais rápido. O mesmo cenário regista-se no Corno de África, que tem estado em tumulto nos últimos anos em resultado das alterações climáticas e de conflitos localizados, entre outros factores.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia