Economia

BNA defende contínuo uso das moedas metálicas

Nicolau Vasco|Menongue

Jornalista

O delegado regional do Banco Nacional de Angola (BNA), Miguel Sumbo, pediu, na cidade de Menongue, às autoridades tradicionais da província do Cuando Cubango a apoiarem na sensibilização da população e dos comerciantes sobre a necessidade do uso das moedas metálicas de menor valor facial.

11/02/2024  Última atualização 09H11
Autoridades tradicionais recebem explicações sobre o Kwanza © Fotografia por: Nicolau Vasco | Edições Novembro

Miguel Sumbo, que falava durante uma palestra de sensibilização sobre a legitimidade do uso das moedas metálicas, realizada em Menongue, na sexta-feira, acrescentou que o encontro com as autoridades tradicionais surge pelo facto de se registar, de forma constante, a rejeição das moedas de 5 até 20 kwanzas, por parte da população e dos agentes económicos na província.

O delegado do BNA para a região sudeste do país explicou que a palestra serviu para elucidar e esclarecer as autoridades tradicionais sobre a importância do uso das moedas metálicas nas transacções comerciais, bem como sobre a necessidade de disseminar a informação junto das aldeias, onde as populações em vez de receberem o troco são obrigadas a levar rebuçados, pastilhas e outros produtos.

Este costume reprovável faz com que a moeda metálica perca o seu espaço no mercado, sobretudo nas transacções comerciais, disse.

Lembrou que as moedas metálicas que não são utilizadas geram desperdícios, uma vez que as mesmas ficam corroídas, elevando os custos ao país com a produção de novas moedas.

Salientou que o BNA, na qualidade de entidade monetária, penaliza os bancos comerciais e clientes que retêm ou guardam as moedas metálicas, fazendo com que saiam de  circulação prematuramente, gerando a ausência de trocos, ou podem abrir espaços para o aumento dos preços ou para compras forçadas.  

Segundo Miguel Sumbo, o poder das autoridades tradicionais junto das comunidades vai permitir auxiliar na disseminação da informação de que todas as moedas estão em circulação, de 5 kwanzas até 200 kwanzas.

Acrescentou que quer os agentes económicos, quer as populações devem manter o referido dinheiro em circulação e não sob sua guarda.     

 
Informações úteis

O rei de Menongue, Manuel Dala, na qualidade de autoridade máxima presente no encontro, valorizou a iniciativa do BNA, na disseminação da utilização das moedas metálicas no mercado informal e em alguns estabelecimentos comerciais.

Considerou que o evento chegou numa boa altura, porque as autoridades tradicionais vão poder explicar às comunidades que todas as moedas são válidas nas transacções comerciais.

"Além da população adulta, trata-se de reflexões que permitem incutir um bom hábito às crianças, de forma inibir o pensamento hostil de que as moedas metálicas de menor valor facial nada valem, sublinhando junto das comunidades que permanecem em circulação e dificilmente são falsificadas”, esclareceu.

Manuel Dala pediu maior disponibilidade na cedência da moeda metálica de menor valor facial aos agentes económicos para manter o dinheiro em circulação, com vista a satisfazer as necessidades das populações, consideradas o consumidor final.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia